terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mortes no trânsito: Brasil é o 4º do mundo



Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria.


O Instituto Avante Brasil realizou um levantamento mundial sobre mortes no trânsito em 2010, estruturando um ranking comparativo dos dez países mais violentos. O levantamento, inédito, teve por base o relatório “Global Status Report on Road Safety 2013”, da Organização das Nações Unidas, que mostra o número de mortes de 183 países. Em relação aos que não disponibilizaram dados recentes, o total de mortos foi estimado por meio de uma análise regressiva, o que viabilizou com confiança a comparação entre eles.
Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. É possível notar que essas mortes também estão intimamente conectadas ao IDH (índice de desenvolvimento humano), que, por sua vez, tem por base a educação, a longevidade e a renda per capita. Dentre os 10 países mais violentos do planeta não aparece nenhum do grupo do capitalismo evoluído e distributivo, fundado na educação de qualidade para todos, na difusão da ética e no império da lei e do devido processo legal e proporcional (Dinamarca, Suécia, Suíça, Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Áustria etc.).
Nenhum dos 10 países comparados está no grupo dos que contam com mais elevado IDH (47, no total), com exceção dos Estados Unidos, que é responsável pela maior frota de veículos do grupo e do mundo. Apresenta, de qualquer modo, o menor número de mortes por 100 mil pessoas (11,4, contra 22 do Brasil). Vejamos:
Segundo o Datasus, em 2010, foram registradas 42.844 mortes no trânsito do Brasil. Esse número, atualizado em 2011, chegou a 43.256 mortes (o ranking, no entanto, foi feito com base nos números de 2010 de todos os países). Em 2014, de acordo com projeção feita pelo Instituto Avante Brasil, o número de mortes no trânsito estimado é de 48.349. Sendo assim, este ano, estima-se que ocorram 4.029 mortes por mês, 132 mortes por dia e 6 mortes por hora, ou seja, uma a cada 10 minutos. Com a chegada do Carnaval esse número pode ser ainda maior. Em 2013, só nas estradas federais, ocorreram 157 mortes nesse período. Com o aumento da frota assim como do fluxo viário, os acidentes e mortes podem ter incremento.
O Brasil somente deixará de ser um país pobre, ignorante, corrupto e violento (também no trânsito) quando suas instituições essenciais (Estado/democracia, sistema capitalista, império da lei e do devido processo e a sociedade civil) deixarem de seguir a lógica do capitalismo selvagem, extrativista e concentrador, para se alinhar aos países do capitalismo evoluído e distributivo (Áustria, Austrália, Nova Zelândia, Islândia, Canadá, Alemanha, Coreia do Sul etc.), que contam em média com 5/6 mortes para cada 100 mil habitantes.
Fonte: JUSBRASIL Notícias

Gustavo Nogueira confirma entrega de pasta a Ricardo Coutinho

Gustavo Nogueira começa a debandada dos bajuladores de Cássio Cunha Lima
O secretário de Planejamento e Gestão do Governo da Paraíba, Gustavo Nogueira, confirmou na noite desta terça-feira (25) a entrega do cargo que ocupa na gestão do governador, Ricardo Coutinho (PSB).

Gustavo revelou ter sido informado que o governador estava viajando e que o mesmo o receberia no fim da tarde, mas até às 20h26 Ricardo ainda não estaria em João Pessoa para receber sua carta com o pedido de exoneração.

Ao ser questionado pro nossa equipe se realmente seguiria a orientação partidária, Nogueira não pestanejou: "Eu sou do PSDB e farei aquilo que o meu partido entende como correto", disse de pronto.

Nogueira já é o segundo nome ligado ao senador, Cássio Cunha Lima (PSDB), a deixar o governo, sendo que o primeiro pedido de exoneração foi do ex-secretário de articulação política, José Lacerda Neto (PSD).

Fonte: CLICKPB

Ricardo reafirma que quem não estiver satisfeito saia do governo


Em Piancó, Ricardo Coutinho, certamente, demitirá um monte de cassistas...

O clima entre o PSB e o PSDB está esquentando. Na noite de ontem (24), no sertão do Estado, o governador, Ricardo Coutinho foi taxativo em dizer que ele é cumpridor de seus compromissos. E que os tucanos, “que não estejam com o Governo, devem realmente sair da gestão, e pedirem exoneração.

A declaração foi feita após o PSDB ter anunciado a entrega dos cargos de 1º e 2º escalão ao Governo do Estado.  O partido defende candidatura própria neste ano, e acusa Ricardo de não ter cumprindo acordos préestabelecidos para a coligação.

As pessoas não querem ver somente o pão e o circo”, enfatizou Ricardo.  E declarou, “o povo é quem decide se vai querer a continuidade deste trabalho, ou não, ou se vai querer retornar a outras épocas”.

Ricardo ainda destacou que o PSDB, deve ter clareza nas decisões e disse que fez de tudo para que a aliança fosse mantida. “Devem ficar quem acredite no governo, isso independentemente de partido, ou decisão de A, B, ou C. No governo deve ficar quem acredita no governo”, finalizou. 

Fonte: CLICKPB

Parecer de Efraim Filho regulamenta uso de máscaras em manifestações públicas

Deputado Federal Efraim Filho (DEM/PB)

O deputado federal paraibano Efraim Filho (DEM-PB) concluiu o texto que reunirá pontos previstos em oito projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre protestos e manifestações públicas no país. Efraim Filho, que é o relator da matéria, manteve, no texto, a proibição do uso de máscaras ou qualquer objeto que dificulte a identificação de pessoas, como já previa o Projeto de Lei 5.964/13.

Pelo substitutivo de Efraim, que ainda não foi protocolado na Câmara, qualquer cidadão suspeito de cometer crime, prejudicar outras pessoas ou o patrimônio público e portar arma será abordado por agentes de segurança pública.

Os policiais podem exigir a identificação e a entrega de armas, incluindo substância inflamável ou explosiva e qualquer outro objeto que possa representar risco. A restrição em relação ao uso de máscaras só não é aplicada, pelo substitutivo, às pessoas que participam de festejos e eventos culturais, representações artísticas, profissionais e eventos esportivos.

As pessoas que, por condições de saúde, precisarem proteger o rosto também não estarão submetidas às regras, que ainda serão analisadas pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Nesses casos, é preciso ter uma prescrição medica que confirme a necessidade do uso de uma máscara em local público.

Se for aprovada pelo colegiado, a matéria ainda precisa do aval da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ir ao plenário.

Fonte: Jornal da Câmara

Desabafo de uma cidadã piancoense...

Eugênia Batista

No seu facebook, a cidadã piancoense Eugênia Batista não se conteve e repudiou a postura política de um vereador de oposição, que tirou fotos de pacientes e postou em um site local. Eis o desabafo:

Desabafo##
 
Existem pessoas que só serve para ser bobo da corte, verdadeiros palhaços nas mãos dos outros. Fica aqui meu voto de repúdio a um certo profissional de saúde que se diz trabalhador SUS, que acho que não é? Fazer sensacionalismo barato com uma jovem portadora de doenças degenerativas, com uma mãe debilitada de sofrer, pois não consegue dormir com sua filha aos gritos de dor!!!! E o palhaço chegar com uma maquina fotográfica expondo mãe e filha ao público com querela política? Não sou arrogante mais devo admitir o que Vereador Pádua Leite tem razão quando diz que aluno ruim é difícil! Estude o SUS e a CF, pois nelas estão explicitados os direitos de cada um, pq em vez de vc expor uma moça naquela situação, vc não procura as autoridades competentes? Dizer que há mais de 2 meses que ela procura serviço público e não é atendida será? OU o bobo da corte distorce para chamar atenção da população? Vc que é profissional de saúde não sabe que existe equipe multiprofissional? há esqueci vc só gosta de aparecer!!! Coloca uma melancia no pescoço e vai... Não vou aqui defender bandeira de Prefeito, pois independente de cor, política partidária ali, estou para atender a todos, mas assim como sei seus defeitos tb conheço suas virtudes, principalmente em relação a saúde, que ao tomar conhecimento de causa, mandou tomar providências cabíveis o mais urgente possível, assim o fizemos... Nós que fazemos a auditoria estamos de consciência tranquila em relação a essa paciente; cumprimos com nossa obrigação!Sim, esqueci: estude também o HumanaSUS, para depois vc não expor outros(as) pacientes em situação semelhante... Politicagem suja... Desarmem os palanques em prol da população de Piancó. Bando de desumanos... Piancó vive sempre em cima de palanques e os mais humildes são quem pagam o preço..."