sábado, 18 de outubro de 2014

Coluna do Pádua Leite (Eu Tenho Sofrido no Sábado!)

Resultados do primeiro turno no Vale do Piancó

Resolvi fazer um levantamento sobre o resultado das eleições deste ano em relação ao Vale do Piancó. A minha intenção é guardar como documento para cobrar dos políticos, durante os próximos quatro/oito anos, ações governamentais e políticas em favor do nosso Povo. Não deixarei que eles esqueçam que aqui foram votados e adquiriram a obrigação de lutar por toda a nossa Região. 

O Vale do Piancó é formado por 20 municípios: AGUIAR, BOA VENTURA, CATINGUEIRA, CONCEIÇÃO, COREMAS, CURRAL VELHO, DIAMANTE, EMAS, IBIARA, IGARACY, ITAPORANGA, NOVA OLINDA, OLHO D'ÁGUA, PEDRA BRANCA, PIANCÓ, SANTA INÊS, SANTANA DE MANGUEIRA, SANTANA DOS GARROTES, SÃO DE CAIANA e SERRA GRANDE.

Vamos aos números apontados na última eleição no primeiro turno no Vale do Piancó:

Eleitorado: 123.622
Abstenção: 26.459
Comparecimento: 97.163

Para Presidente


A presidente Dilma Rousseff (PT-13) ganhou em todos os municípios do Vale do Piancó. Obteve 61.906 votos. A sua maior votação foi em Itaporanga, que garantiu 7.856 sufrágios. Aécio Neves (PSDB) obteve 16.046 e Marina Silva (PSB) 10.125. Votos em branco: 2.212; votos nulos: 6.069; votos válidos: 88.882.

Para governador 

governador Ricardo Coutinho liderou no Vale do Piancó
Disputa apertada foi a eleição para o cargo de governador. Apenas 714 votos separam a maioria de Ricardo Coutinho (PSB/40) sobre o seu adversário Cássio Cunha Lima (PSDB). RC obteve 41.868; CCL, 41.154. Vitalzinho (PMDB) foi a grande decepção obteve apenas 2.531 votos. Ricardo Coutinho saiu-se vencedor em 11 cidades (Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Pedra Branca, Santa Inês e São José de Caiana). Cássio Cunha Lima venceu em nove (Aguiar, Catingueira, Emas, Ibiara, Olho D'água, Piancó, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e Serra Grande). Nas quatro cidades polos do Vale do Piancó, RC venceu em três (Conceição, Coremas e Itaporanga) e CCL apenas em Piancó. Itaporanga deu a maior votação ao governador: 6.900 votos. Votos em branco: 2.737; votos nulos: 8.572; votos válidos: 85.854.


Para Senador

Wilson Santiago, traído por Cássio, foi majoritário no Vale do Piancó

Para o Senado, Wilson Santiago (PTB) obteve 33.370, seguido por Lucélio Cartaxo (22.370) e Zé Maranhão (21.228). Wilson venceu em Aguiar, Conceição, Coremas, Curral Velho, Itaporanga, Santana de Mangueira, São José de Caiana e Serra Grande. Lucélio Cartaxo (PT) foi majoritário em Boa Ventura, Igaracy, Olho D'água, Pedra Branca e Santa Inês. Zé Maranhão (PMDB) em Catingueira, Diamante, Emas, Nova Olinda, Piancó e Santana dos Garrotes. A maior votação para senador foi em Conceição com 5.308 votos dados a Wilson Santiago. Um fato chama a atenção pelo número: em Olho D'água Zé Maranhão obteve 1.000 votos redondos. Votos em branco: 7.779; votos nulos: 11.512; votos válidos: 77.872.

Deputado Federal


Para deputado federal, Hugo Motta (PMDB) foi majoritário em seis cidades (Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Emas, Ibiara e Olho D'água), obtendo 13.881. Wilson Filho (PTB) ficou na segunda colocação liderando em quatro cidades (Aguiar, Santana de Mangueira, São José de Caiana e Serra Grande), obtendo 10.565 votos. O terceiro, Wellington  Roberto (PR) foi vencedor em três cidades (Curral Velho, Diamante e Pedra Branca), onde conseguiu 7.369. Em duas cidades (Coremas e Nova Olinda), deu Benjamim Maranhão. Nas outras cidades: Aguinaldo Ribeiro (Igaracy), Pedro Cunha Lima (Itaporanga), Efraim Filho (Piancó), Damião Feliciano (Santa Inês) e Veneziano (Santana dos Garrotes) foram majoritários. Votos em branco: 6.641; votos nulos: 2.743; votos válidos: 87.879.

Deputado Estadual

Branco Mendes
Para deputado estadual, Branco Mendes (PEN) e Dinaldinho (PSDB) foram escolhidos em três cidades. Branco Mendes em Aguiar, Ibiara e Serra Grande); Dinaldinho em Coremas, Curral Velho e Nova Olinda. Em duas cidades, Antônio Mineral (PSDB) liderou em Catingueira e Olho D'água; Lindolfo Pires (DEM) em Pedra Branca e Piancó; Gervásio Maia Filho (PMDB) em Santana de Mangueira e São José de Caiana; João Gonçalves (PSDB) em Conceição e Santa Inês. Nas outras, foram majoritários: Eva Gouveia (Boa Ventura), Edimilson Soares (Diamante), Jullys Roberto (Emas), Herculano Pereira (Itaporanga) e Nabor Wanderlei (Santana dos Garrotes). Votos em branco: 4.946; votos nulos: 2.703; votos válidos: 89.514.

Ingratidão

Ricardo Coutinho realizou o sonho de várias cidades do Vale do Piancó
Durante décadas, as cidades de Igaracy, Aguiar e Emas eram isoladas das demais cidades do Vale do Piancó pelo difícil acesso da estrada de barro, assaltos e, muita, poeira.

O governador Ricardo Coutinho prometeu e cumpriu tirar essas três cidades do isolamento determinando a pavimentação asfáltica de suas estradas. A promessa foi cumprida, mas tão-somente Igaracy foi grata ao governador quando, nas urnas do primeiro turno, dirigiu a maioria de seus votos (1.913). O seu opositor, Cássio Cunha Lima, obteve 1.710.

Enquanto as outras duas Aguiar e Emas não reconheceram, através dos votos, a promessa cumprida e a despesa pública para realizar o sonho de seus muitos habitantes. Aguiar e Emas preferiram votar em Cássio Cunha Lima, que governou a Paraíba por sete anos e, sequer, visitou essas cidades. Em Aguiar, Ricardo Coutinho obteve 1.340; Cássio 1.897, dando uma maioria de 557 votos. Em Emas, o governador obteve minguados 372 votos; o seu opositor, 1.643 votos, diferença de 1.271 sufrágios.

Eu, se fosse o governador, mandava as máquinas que construíram fazerem o trabalho inverso, destruiria tudo. Deixava que essas duas cidades ficassem isoladas para não contaminar o restante do Vale do Piancó com tamanha ingratidão. Ah, se eu fosse governador!!! Ingratidão de um povo mesquinho, tupiniquim e que não enxerga um palmo à frente do nariz. Claro que estamos falando desses incautos que preferiram optar em votar em um "ficha suja". Salvam-se 1.340 cidadãos em Aguiar e 372 em Emas. Se eu pudesse, só esses daí andariam na via asfáltica. Mandaria construir uma estrada de barro paralela para os outros trafegarem. Quem sabe com o tempo de tanto pó no rosto comecem a refletir sobre a importância do voto.


Desconforto do prefeito Sales Lima

Imaginem a situação do prefeito Sales Lima nessas eleições: o seu vice-prefeito, Edvaldo Leite de Caldas, apostou nas candidaturas tucanas do antibafômetro, Aécio Neves, do ficha suja, Cássio Cunha Lima, e do deputado carioca, Ruy Carneiro (PSDB) e votou no senador Wilson Santiago (aquele que tomou um ano do mandato de Cássio). O seu assessor jurídico, Marcílio Batista, votou nos tucanos Aécio Neves, Cássio Cunha Lima, Ruy Carneiro, Pedro  Cunha Lima (federal) e Dinaldinho (estadual), juntamente com o empresário da construção da Ciretran/PB, André Galdino. A coordenadora da UPA, Iraponira Dantas, apoia os tucanos e, ainda, nas redes sociais promove uma campanha mentirosa contra os candidatos do prefeito (Dilma e Ricardo). A Coordenadora da Casa da Cidadania, Eliane Lacerda, seguindo o discurso da tucanada, alfineta e faz campanha contra Dilma. O secretário da Agricultura, Adailton Pereira, não diz e nem mostra em quem vota, é mistério para lá de Bagdá. Paulo Barboza saca o seu vereador Pedro Aureliano da Câmara Municipal e substitui pelo eterno suplente Neném de Fandinga para fazer oposição ao prefeito e, ainda, dizer impropérios na tribuna daquela Casa Legislativa. O advogado Júnior Remígio também não deixou por menos. Votou em Herculano Pereira (candidato a deputado estadual) e na tucanada geral. O deputado federal eleito, Efraim Filho, abriu comitê do candidato tucano a presidente em Joaõ Pessoa. E, por último, vários ocupantes de cargos comissionados não escondem o desejo de assinalar o nome do antibafômetro e Lei Maria da Penha, Aécio Neves, nas urnas, só para contrariar o prefeito que vota em Dilma Rousseff.

Aconselho o prefeito a adotar a postura da ex-prefeita Flávia Serra Galdino. Com ela, ou se é aliado; ou se é adversário. Nem se juntam e nem se misturam. Agora, ser aliado nas benesses dos cofres públicos e adversário nas urnas é menosprezar a inteligência do prefeito. É acreditar que Sales Lima é muito ingênuo ou muito tolerante...
 
A Coluna de hoje é...


O orgasmo do senador Zé Maranhão (PMDB), que conseguiu dar esperança aos tucanos e, depois de eleito, aliou-se ao girassol. Os aliados de Flávia Serra Galdino estão amargamente decepcionados com Zé. E Zé nem aí para eles... Em Piancó, foram 3.495 votos só em Piancó... Obrigado, senador, pela primeira vez você soube dar o troco!!!

Sem alisar ninguém, segunda-feira tem mais...