quinta-feira, 2 de maio de 2013

Piancó-PB participa do XV encontro Nacional do Congemas


O Município de Piancó, através da Secretaria  de Desenvolvimento Social e Cidadania, participou nos dias 22, 23 e 24 na cidade de São Paulo-SP do XV encontro Nacional do CONGEMAS - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – TEMA – FINANCIAMENTO DO SUAS: DESIGUALDADES REGIONAIS E A GESTÃO MUNICIPAL

Avaliando o XV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, as representantes do município de Piancó: Dilma Casé – Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Juliana Garrido – Diretora de Desenvolvimento Social, ressaltam a importância do evento e o caracteriza como de fundamental importância para o município de Piancó-PB, visto que foi possível ampliar os conhecimentos a respeito da Assistência Social, assim como realizar trocas de experiências com a realidade de outras regiões, sendo possível conhecer um pouco da realidade vários lugares do Brasil.

Houve um grande enfoque a respeito do Plano “Brasil sem Miséria”, que tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população; as famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Foi possível participar de discussões onde enfatizavam os avanços e os desafios que o SUAS nos traz, tendo a honra de analisar os debates promovidos pelos responsáveis da gestão SUAS no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Dilma Casé - Sec.Juliana Garrido - Diretora
O município de Piancó ganha conhecimento, visto que as participantes estão trazendo informações e atualizações sobre os Programas Sociais existentes na cidade, além das possibilidades de adesão à novos programas. Como multiplicadoras do conhecimento adquirido, irão promover capacitações continuadas, além da distribuição de materiais educativos para que os profissionais sigam as orientações técnicas viáveis para um melhor desempenho e desenvolvimento de suas ações.

Uma das maiores preocupações da equipe da Secretária é implementar ações no município voltadas para o combate ao Crack e outras drogas e promover autonomia econômica às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, através de programas a serem implementados. Por fim, se faz necessário agradecer à Prefeitura de São Paulo, que tão calorosamente, acolheu representantes de todas as regiões do nosso imenso Brasil.

OFICINAS

1. SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO ÂMBITO DO PAIF E PAEFI
2. REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS.
3. PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI: NOVOS RUMOS
4. REORDENAMENTO DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
5. O SUAS E PLANO BRASIL SEM MISÉRIA;
6. PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: VIVER SEM LIMITE
7. PROGRAMA CRACK, É POSSÍVEL VENCER
8. GESTÃO FINANCEIRA DO SUAS E INCENTIVOS DE GESTÃO: IGD PBF E SUAS
9. GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS
10. A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE SERVIÇOS, BENEFÍCIOS E RENDA NO CONTEXTO DO PLANO BRASIL SEM MISERIA E DE FORTALECIMENTO DO SUAS
11. VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL E INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
12. REGULAMENTAÇÃO DO SUAS NOS MUNICÍPIOS
13. BUSCA ATIVA PARA INCLUSÃO NO CADASTRO ÚNICO E COMO ESTRATÉGIA DE IDENTIFICAÇÃO DE USUÁRIOS PARA ACESSO A RENDA, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS DO SUAS
14. ACESSUAS, BPC TRABALHO E PRONATEC: PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO.
15. BENEFÍCIOS EVENTUAIS NAS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE TEMPORÁRIA E CALAMIDADE PÚBLICA.
16. FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL
EMENTA:
17. SISTEMAS DA REDE SUAS E FERRAMENTAS INFORMACIONAIS PARA BSM E SUAS.
18. CONSTRUINDO MAPAS DE OPORTUNIDADES: CONHECENDO OS TERRITÓRIOS DE VULNERABILIDADES DO MUNICÍPIO
19. ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO SOCIAL: RELATÓRIO DE INFORMAÇÃO E BOLETINS MUNICÍPAIS
20. ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:
21. CADASTRO NACIONAL DE ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
22. PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE A GESTÃO DESCENTRALIZADA E A GESTÃO DE BENEFÍCIOS
23. CADASTRO ÚNICO E A VERSÃO 7.0
24. EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA): TERMO DE ADESÃO E COMPRAS INSTITUCIONAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR.
25. IMPLANTAÇÃO DO SISAN E SUA RELAÇÃO COM O SUAS.

Zeca Alves
zecaalves2008@hotmail.com



















Nenhum comentário:

Postar um comentário