ACESSOS AO BLOG

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fortes chuvas alagam ruas no Sertão e enchem barragens na Zona Rural





Conforme informações extraoficiais, choveu aproximadamente 65 mm nas últimas 72 horas em Sousa. Muitos relâmpagos e trovões foram registrados. O Corpo de Bombeiros recebeu vários chamados sobre alagamento de residências. 

A forte chuva atingiu também a Zona Rural de Sousa. No sítio Caiçara dos Batistas, a barragem de "Caiçara" encheu. A chuva animou bastante os agricultores. "Praticamente todos os açudes pequenos encheram e a barragem de Caiçara voltou a sangrar , já que há dois anos não recebia tanta água", disse o agricultor Francisco Canindé de Sousa.

Alagamento em Sousa

A forte chuva causou alagamentos no bairro Sorrilândia III, motivo que levou a população a fazer um desvio para o escoamento da água no asfalto que liga o contorno da BR 230 ao aeroporto, obra do governo do estado.

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de infraestrutura, realizou uma ação voltada para o atendimento da comunidade.

O prefeito André Gadelha já determinou ajuda à comunidade no sentido de minimizar os transtornos e providenciar imediatamente um projeto de escoamento de água para que problemas dessa natureza não voltem a gerar prejuízos aos moradores do Sorrilândia III.

Volume de açudes

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA), atualmente o açude de São Gonçalo está com 22,3% do volume total, o equivalente a 9.945.440m³, já o açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão) em Cajazeiras, se encontra em situação de observação, pois está apenas com 15,7% do volume total, o equivalente a 40.119.200m³.

Previsão

De acordo com a meteorologista da AESA, Marli Bandeira, o mês de março será um período chuvoso. Entretanto, ela alerta que fenômenos climáticos conhecidos como El Niño e La Niña, que são imprevisíveis, podem prejudicar a chegada das águas. "Se tudo ocorrer bem, março será chuvoso nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Curimataú e Cariri", prevê Marli.



 
                                                                                                  
Fotos: João Fábio




















Fontes: Diário do Sertão/ClickPB