ACESSOS AO BLOG

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Piancó, entre a falta d'água e descaso político

Reportagem publicada no Jornal CONTRAPONTO em 02/11/2012

Moradores do bairro Piancozinho, há 15 dias sem água nas torneiras

Tempo de seca no sertão, desespero por água, e, ao invés de virar mar, como profetizou o santo padim Cícero, o sertão se acaba numa seca causticante com temperaturas de 40º graus constantes se queimando à espera de uma promessa política sem fim.

A população de Piancó-PB estimada em dezesseis mil habitantes, está sofrendo as terríveis consequências da estiagem, que ora castiga o sertão. É que as chuvas caídas este ano não foram suficientes para a lavoura e nem tampouco para encher rios, açudes, riachos e outros reservatórios.

Escritório da Cagepa em Piancó

Segundo nos informa o agropecuarista José Batista de Almeida, "a situação da falta d'água em Piancó, é de fazer chorar qualquer bruto; e olha que eu estou falando de gente; porque a criação animal não tem mais como se dar ao luxo de ter pasto e água para sobreviver, me refiro aos humanos, principalmente aos habitantes da periferia, está todo mundo literalmente morrendo de sede".

Açude Estevão Marinho (Açude de Coremas)

O mais agravante desta situação é que a cidade de Piancó, está há apenas 23 Km do ponto de capacitação (represa) do açude Estevão Marinho, que hoje se encontra com uma capacidade de 662 milhões e trezentos mil metros cúbicos d'água.

Resultado da água, consumida pelos piancoenses, após o decanto (uma gorna escura)

Segundo o diretor presidente da SOS Rio Piancó, José Rodrigues Filho, a falta de abastecimento d'água no município se dar principalmente pelo descaso e irresponsabilidade da administração do governo estadual. A adutora de Piancó que teve a sua ampliação do sistema de abastecimento d'água em junho de 1985, com 8.860m de cumprimento e 200mm de diâmetro, e um reservatório apoiado em 250.000 (duzentos e cinquenta mil) litros, com a capacidade de abastecer toda cidade ou uma população de 20.000 habitantes, declarou.

Disse também, que o problema é a falta de gerenciamento; tais como: coibir os "gatos" ou seja o rompimento nas encanações que passam pelos diversos plantios de capins, onde uma grande quantidade de água é usada para regar esses pastos e lava jatos clandestinos etc.

Além de todas essas questões, destacou a má qualidade da água, imprópria para o consumo humano, dado o alto nível de poluição dos rios que deságuam no açude Estevão Marinho e abastece a adutora, que por sua vez não recebe um tratamento eficaz para a purificação da mesma.

Outro dado preocupante é que 90% da encanação é antiga e de ferro, a base de amianto, material altamente perigoso a saúde humana por ter substancias cancerígenas e a ferrugina liberada do ferro que provoca diversos tipos de hepatites.

Morador do Bairro Mutirão; em protesto pela falta d'água
Não se obteve nenhuma informação do escritório local da Cagepa em Piancó, ninguém estava autorizado a dizer nada; um funcionário que prestou uma informação, pediu para ter sua identidade preservada.

Zeca Alves
zecaalves@hotmail.com