ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Meio Ambiente

CAMPANHA S.O.S. RIO PIANCÓ MACACOS-PREGO DA SERRA DE SANTO ANTONIO DE PIANCÓ


A SOS RIO PIANCÓ E O GRUPO ESCOTEIRO DE PIANCÓ, Sensibilizados com o que está acontecendo aos macacos na serra de Santo Antônio, essas instituições resolveram unir forças para amenizar a fome desses animais Primatas. Esse problema causado pela escassez de chuvas na região tem deixado esses animais sem alimentos e com pouca água, o que torna a existência e sobrevivência dessa espécie muito difícil.

Como forma de tornar mais fácil e mantê-los vivos é necessário alimentá-los como alimentos levados e colocados em ponto estratégicos de modo que não possa mudar seu comportamento silvestre ao qual estão habituados, ou seja, fazer da melhor formar e que se aproxime do natural, mantendo-os com o ritmo de vida que estão acostumados em sua vida diária.

A Campanha abrange todos os seguimentos e funciona da seguinte forma: todos que por ventura se faça sensível à vida animal, de grande importância para a vida em nosso planeta, pode ajudar contribuindo doando milho, frutas, sementes, nozes ou dinheiro para aquisição desses produtos e custeio da mão de obra atinente.

JUSTIFICATIVA:
Na Serra de Santo Antônio desde a fundação da Cidade de Piancó existe uma população de Macacos Pregos que habitam essa Serra no seu habitat natural de forma normal. Hoje com o crescimento populacional da cidade, com os anos de seca que assolam essa região e com a presença humana, começou a causar sérios problemas para os macacos, como a falta de alimentos devido à falta de chuva reduz a produção de alimentos de espécies nativas para essa população, além, da falta de alimentos, que já provoca a morte dos macacos que sofrem também com a interferência humana, que aumentou nos últimos anos.

A S.O.S. RIO PIANCÓ enviou propostas a Secretaria de Meio Ambiente dos Recursos Hídricos da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba SERHMACT com a finalidade de transformar a serra de Santo Antônio em um Jardim Étnico Botânico, estaremos diversificando a flora existente com o plantio de mais espécies frutíferas nativas, visando aumentar a oferta de mais alimentos para os macacos, como também, com constante acompanhamento e monitoramento das ações, visando mais presença de agentes ambientais e servindo de visitação para estudantes do município e de outros municípios, conhecerem este ecossistema.

Para que se implante o Jardim Étnico Botânico é necessária à implantação de um Viveiro de Mudas Frutíferas Nativas para que possamos diversificar, bem como aumentar a demanda de alimentos para a população de macacos pregos que habitam a Serra de Santo Antônio e possam viver e reproduzir de maneira segura sem ameaça de extinção, para que as atuais e futuras gerações possam conhecer esta importante espécie de macacos-prego. 

Contatos.
E-mail: sosriopianco@gmail.com
Fone: (83) 91349022 (83) 91558812
Pontos de coletas na Cidade de Piancó-PB
Bombonieri do Zé Batata
Posto de Manoel Tomaz
Farmácia do Povo
Odilon Calçados
Casa Remígio
Rádio Cidade FM de Piancó
Rádio Nativa FM de Piancó
Águias da Noite
Guardiões da Noite
Grupo Escoteiro Padre Otaviano 13º PB de Piancó
Sede da ONG S.O.S. RIO PIANCÓ na Rua Pedro Jerônimo Ângelo 179 Bairro Ouro Branco Piancó PB.

A S.O.S. RIO PIANCÓ agradece o seu empenho em defesa da vida na terra.