ACESSOS AO BLOG

domingo, 31 de março de 2013

Homenagem ao Instituto Lourdinha Montenegro e a Dona Chiquinha Azevedo...




O vereador Pádua Leite (PT) apresentou na Câmara Municipal DE Piancó o Requerimento nº 033/2013, que "Requer a realização de SESSÃO EXTRAORDINÁRIA SOLENE para homenagear a cidadã piancoense FRANCISCA LIMA DE AZEVEDO e o INSTITUTO LOURDINHA MONTENEGRO pelos relevantes serviços prestados na área educacional do município de Piancó." O Requerimento foi aprovado a unanimidade.

Vejam abaixo a justificativa do referido Requerimento:

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,
Povo de Piancó,


No dia 20 de fevereiro de 1970, a professora FRANCISCA LIMA DE AZEVEDO, conhecida carinhosamente como Dona Chiquinha Azevedo, tivera a iniciativa de fundar o INSTITUTO LOURDINHA MONTENEGRO em Piancó.

No decorrer dos seus quarenta e dois anos de existência, que seriam completados no último dia 20 de fevereiro de 2012, o INSTITUTO LOURDINHA MONTENEGRO tinha se destacado na prestação de relevantes serviços na área educacional, principalmente na formação intelectual e educativa de crianças e adolescentes piancoenses.

É de se destacar o empenho de professores que se dedicaram ao mister de plantar verdadeiras “sementes do amanhã” na sociedade, colocando o nome do Educandário entre os melhores da Paraíba e quiçá do Brasil.

É preciso se lembrar de nomes como o das professoras JOANITA FERREIRA DA CRUZ, MARIA DO SOCORRO FERNANDES, MARIA LEITE DA SILVA (Baíca), IVONETE GERVÁSIO LEITE, JOANA D’ARK HENRIQUE LEITE e Dona SINHÁ, eis que foram as primeiros a dar os primeiros passos em busca do tão sonhado projeto educacional.

Dona Chiquinha deixou o comando em 1997 e, no mesmo ano, o repassou a jovem TEREZINHA FERNANDES FERREIRA (Teca), que desde então continua a desempenhar as suas funções com maestria e competência, tendo como base tudo o que fora plantado alhures.

Este ano, infelizmente, o INSTITUTO LOURDINHA MONTENEGRO fechou as suas portas, por insuficiência de recursos financeiros para manter o seu padrão de qualidade, fato que nos deixou órfão de um educandário que sempre era motivo de orgulho para cada cidadão piancoense, principalmente daqueles que por lá tiveram assento quando criança ou adolescente.

Assim, Piancó tem a obrigação de prestar uma justa homenagem pelos inabaláveis quarenta e dois anos de existência de um dos mais importantes educandários do Estado da Paraíba, o INSTITUTO LOURDINHA MONTENEGRO, que sempre buscou formar homens e mulheres íntegros e honrados que contribuem com o desenvolvimento do Brasil, da Paraíba e do nosso município, como também a sua fundadora, FRANCISCA LIMA DE AZEVEDO, verdadeira educadora que deixou a sua história nos anais da educação de todo o Estado da Paraíba.

Desse modo, a Câmara Municipal de Piancó, como detentora do Poder de representar o nosso Povo, deve reverências a cidadã FRANCISCA LIMA DE AZEVEDO e ao INSTITUTO LOURDINHA MONTENEGRO e designar SESSÃO EXTRAORDINÁRIA SOLENE para prestar uma justa e honrosa homenagem, convidando autoridades, professores e ex-professores, funcionários e ex-funcionários, alunos e ex-alunos, pais, etc.

Pede deferimento.
Sala das Sessões, 14 de março de 2013.

Vereador ANTÔNIO DE PÁDUA PEREIRA LEITE (PT)

Homenagem a Sebastião Barbosa


O vereador Pádua Leite (PT) apresentou na Câmara Municipal DE Piancó o Requerimento nº 034/2013, que "requer a realização de SESSÃO EXTRAORDINÁRIA SOLENE para homenagear o cidadão piancoense SEBASTIÃO BARBOSA (foto), pelos relevantes serviços prestados ao esporte amador do município de Piancó". O requerimento foi aprovado a unanimidade.

Abaixo a justificativa do Requerimento:

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Vereadores,
Povo de Piancó,

No último dia 04 de março do corrente ano (1013), o cidadão piancoense SEBASTIÃO BARBOSA completou 88 anos de vida.

Nascido no ano de 1925, o nosso Tião Barbosa trabalhou como agricultor, padeiro e funcionário público estadual no Hospital Regional Wenceslau Lopes nesta cidade.

Durante toda a sua vida, Tião Barbosa ficou conhecido por sua dedicação ao esporte amador, principalmente ao futebol de campo, desde os tempos do São Vicente Esporte Clube, onde chegou a jogar com Severino Leite, Fandinga e Severino Montenegro.

Depois, dedicou-se ao Piancó Esporte Clube onde, ao lado de Mestre Eurides, Xixiu e Afonso Ventura, fez história no futebol amador de nossa cidade, como treinador ou auxiliar técnico.

Hoje, aos 88 anos, Sebastião Barbosa não tem mais força para se dedicar ao futebol amador piancoense, uma vez que se encontra enfermo, mas ainda lembra daqueles momentos áureos do futebol amador de Piancó.


Desse modo, a presente proposição objetiva prestar singela homenagem ao um dos baluartes do futebol amador de Piancó que é Sebastião Barbosa, homem íntegro, honesto, trabalhador, exemplo para toda à sociedade piancoense.

Esta homenagem deve ser prestada em vida para que se reconheça os seus relevantes serviços prestados como funcionário público e por sua incontestável dedicação ao nosso futebol amador.

Desse modo, rogo pela aprovação da presente proposição e, ao mesmo tempo, caso aprovada, seja a mesma designada o mais urgente possível, convidando-se os familiares do homenageado, desportistas e torcedores do esporte amador piancoense.

Pede deferimento.
Sala das Sessões, 07 de março de 2013.


ANTÔNIO DE PÁDUA PEREIRA LEITE
Vereador (PT)