ACESSOS AO BLOG

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Afinal; o que querem os candidatos, além dos cargos políticos?

Imagem: sintesiscorrientes.com

A esta pergunta o filósofo grego Sócrates, responderia com uma pergunta provocativa. "você sabe o que é política?"

De fato calaria a todos! Ou mesmo envergonhar-se-iam. Viciados numa herança maldita que vem desde a colonização do Brasil pela família real portuguesa, os nossos reles representantes políticos se mostram bem a vontade e acomodados nesta prática contraditória, onde o único objetivo é o de representar a si próprio.

Levados pela certeza de uma vida financeira fácil, se submetem as mais atroz façanhas pelo poder.

Política é a ciência que busca estabelecer mecanismos que permitam a construção coletiva do bem comum - conceito este, que vai de encontro a idéia estabelecida pelos nossos.

O certo é que, o exdruxulismo da forma de fazer política nesses tempos empobrecem uma coletividade e escraviza a população a uma incerteza de bens comum, produzindo no social uma ferida que fica prestes a cicatrizar-se em cada eleição.

E o sonho de cidadania se desfaz na realidade e na vitória das promessas de cada candidato, e como num circulo vicioso os pretensos políticos se aliam as vantagens, tirando do eleitor além do seu voto a chance e a liberdade de escolha.

Barganham o voto, como faziam os portugueses com os índios; em troca de ouro lhes ofereciam pedaços de espelhos. É nessa troca que devemos nos espelhar e nos conscientizar das desvantagens políticas e negar-lhes além do voto a chance de ocupar cargos políticos como se fossem empregos.

E afinal; o que quer o povo, além de pão e circo?
Os candidatos já deram suas respostas.

Zeca Alves
zecaalves2008@hotmail.com