ACESSOS AO BLOG

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Em Piancó se está proibido de morrer, até que se tenha um espaço para sepultar


Se em Piancó-PB, a sobrevivência se tornou uma ação milagrosa; morrer então está proibido até que os parentes do morto tenham dinheiro para negociar com os proprietários de túmulos a permissão de sepultar seu ente querido por um período de seis a um ano que varia de R$ 1.000,00 (um mil reais) a R$ 2.000,00 (dois mil reais). Foi o que informou o pedreiro Luiz Rufino, que há mais de vinte anos trabalha no cemitério São Miguel de Piancó.

Dentre as mazelas geradas na atual administração, que se enumera a partir do lixão onde crianças, idosos e porcos dividem entra si as vísceras de animais provindas do matadouro publico até a manipulação nos resultados de Concurso Público; a super lotação do cemitério de Piancó, é o que mais entristece e humilha declarou a senhora Oscarina Maria da Silva (80 anos), que mora vizinho ao local e que disse: "parece que estamos no fim do mundo...Isso é um grande castigo! Nem depois de morto temos um lugar para ficar."

Nesta cova, quatro corpos de diferentes famílias foram sepultados
Para se ter uma idéia da real situação do cemitério, o próprio pai da prefeita, o ex prefeito Gil Galdino morto em maio deste ano foi sepultado em túmulo de parentes, pela mesma razão, a falta de espaço.
.

O problema chega a ser tão agravante, que além das negociações com os proprietários de túmulos, as pessoas estão comprando partes dos quintais das casas vizinhas para enterrar seus mortos.

O agricultor Francisco Carvalho de Andrade (49 anos), conhecido por Zé Maria disse ter cedido o túmulo de sua avó para o sepultamento do irmão de Chico Marinheiro (comerciante bastante conhecido em Piancó), mas que não lhe cobrou dinheiro, fez isso por um ato religioso e acrescentou que ouve se falar a todo instante das negociatas para se sepultar no cemitério de Piancó.

Este Túmulo foi cedido para o sepultamento de outro corpo, que não pertence a família
O senhor Totó Amâncio, coveiro há mais de vinte anos confirmou a falta de espaço no cemitério; mas que desconhece as negociações por uma vaga para enterrar os mortos...Disse que na hora aparece um jeito.

Outro grande problema do cemitério, é a localização do mesmo. Pois segundo a Lei da Política Nacional de Resíduo Sólidos 12.305, nenhum cemitério pode ficar a menos de 3 Km de rios e riachos o de Piancó fica a menos de 160m do Riacho do Conselho, que durante o inverno o chorume cai no riacho e esse por fim deságua no Rio Piancó.

Zeca Alves