ACESSOS AO BLOG

terça-feira, 26 de março de 2013

Agricultores do Vale do Piancó, fazem manifesto, e cobra da CONAB a entrega do milho

Agricultores e criadores da região

Agricultores/Criadores de Piancó, e do Vale, se reuniram na manhã de ontem 25/03 no Piancó-Clube, num grande manifesto, para cobrar das autoridades paraibana, ação, no sentido, que se faça valer a entrega do milho pela a CONAB - Companhia de Abastecimento Nacional aos criadores de Piancó, que, segundo o agricultor e presidente da C D L (Câmara de Dirigentes Lojistas), José Geraldo Mororó, desde janeiro nenhum agricultor de Piancó, conseguiu receber a quantidade de milho destinada aos mesmos.

Gustavo Guimarães- superintendente
O manifesto contou com a presença dos agricultores de Piancó e de vários criadores da região; além das presenças do superintendente da Conab - PB Gustavo Guimarães, o vice prefeito de Piancó, Edvaldo Leite de Caldas representando o prefeito Sales Lima, o secretário de agricultura José Adailton Pereira Pinto e demais autoridades.


José Geraldo Mororó-criador e presidente da CDL
Foi discutido pelos presentes  situação em que se encontra os criadores do sertão e a política negativa na distribuição do milho pela a Conab, como declara o presidente da CDL, "Solicitamos que seja aberto em Piancó, um posto para atender a micro região; pois, o posto na cidade de Itaporanga-PB não está conseguindo atender a toda demanda do Vale, prejudicando assim os criadores de outras cidades inclusive Piancó".

Vice prefeito de Piancó, Edvaldo Leite de Caldas
O superintendente disse que está trabalhando dia e noite, para que esta situação seja revertida, mas em contra partida o presidente da CDL, lamentou a falta de desempenho do secretário da Sedap - Secretária de desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenilson Batista, que declarou que no momento nada poderia fazer, pois, a demanda é muito grande e o efetivo pequeno.

Sec. da Agricultura de Piancó, Adaílton P. Pinto

"No momento estamos apenas com o apoio do prefeito de Piancó, Sales Lima e do secretario de agricultura do município Adailton Pereira Pinto; a situação para nós agricultores é critica; estamos sendo obrigados a dividir o dinheiro da nossa feira para comprar o mínimo de ração para salvar as pouca cabeças que restaram do nosso rebanho", finalizou.

Zeca Alves
zecaalves2008@gmail.com




Prestação de Contas do vereador Pádua Leite (21/3/2013)


Na última quinta-feira (21/03/2013), o vereador Pádua Leite (PT) apresentou na Câmara Municipal de Piancó as seguintes proposições em favor do Povo de Piancó:

1) REQUERIMENTO Nº 039/2013. Requer ao Exmo. Sr. Prefeito Constitucional do Município de Piancó, FRANCISCO SALES DE LIMA LACERDA, ajuda financeira em favor da COLÔNIA DE PESCADORES Z-31 DE PIANCÓ, para fins de conclusão da construção de sua sede social, localizada na Zona Rural deste município. O requerimento foi aprovado.

2) REQUERIMENTO Nº 040/2013. Requer ao Presidente da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba), Dr. DESDETE QUEIROGA FILHO, a isenção das faturas de d’água, referentes aos meses de agosto, setembro e outubro/2012, dos usuários dos serviços da concessionária pública de abastecimento de água (CAGEPA), residentes no Setor 03, quadras 50, 55, 60, 80, 90, 95, 100, 105, 110, 115, 120, 130 e 135, localizadas nos Bairros do Campo Novo e Antônio Mariz, em razão da falta d’água ocorrida nesses meses.
O requerimento foi aprovado.
 
3) REQUERIMENTO Nº 041/2013. Requer a realização de AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir, debater e definir estratégias para participação efetiva de nossas autoridades e de nossos munícipes na Audiência Pública do Orçamento Democrático Estadual (ODE) da 7ª Região, que se realizará no próximo dia 03 de maio do corrente ano (2013), na vizinha cidade de Itaporanga - PB. O requerimento foi aprovado. Designada para o dia 10/4/2013, às 19h00.

4) REQUERIMENTO Nº 042/2013. Requer a realização de AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir, debater e adotar providências sobre questões relacionadas à Secretaria Municipal da Educação e Esportes, com a convocação de sua secretária, Dra. Eliana Lacerda Mororó.
O requerimento foi aprovado. Designada para o dia 03/4/2013, às 19h00.

5) PROJETO DE LEI Nº 006/2013. AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CRIAR O PROGRAMA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA AQUICULTURA FAMILIAR, BEM COMO UTILIZAR RECURSOS NA PROMOÇÃO DE AÇÕES DE APOIO E INCENTIVO À ATIVIDADE. O Projeto de Lei foi aprovado.