ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 14 de março de 2014

BOCA NO TROMBONE (Coluna do vereador Pádua Leite)



Adiada
Doente, Wilson Braga pede adiamento da sessão solene para homenageá-lo

Em razão de complicações de saúde, o deputado estadual Wilson Leite Braga pediu à Câmara Municipal de Piancó que adiasse a Sessão Solene que se realizaria amanhã (15/3) para homenageá-lo pelos relevantes serviços prestados ao município de Piancó.

Aprovado
estrada de acesso ao Mirante de Santo Antônio
Ontem à Câmara Municipal de Piancó, a unanimidade dos votos, aprovou o Projeto de Lei nº 010/2014, de minha autoria, que “Denomina de ‘Avenida Ruy Carneiro’ a estrada de acesso ao Mirante Santo Antônio, localizada neste município.” O vereador Hermógenes (PTN), em aparte, manifestou toda a importância do senador na divulgação de nossa festa religiosa tradicional. “O senador era um devoto de Santo Antônio” – disse ele. Na tribuna, falei sobre a tradição que a família Carneiro manteve, mesmo após a morte do senador.

Rádio Sanhuá entrevista a ex-prefeita Flávia Serra Galdino

Flávia Serra Galdino é entrevistada por Malvino na Rádio Sanhuá

Um festival de mentiras volta à tona hoje na Rádio Sanhuá. Trata-se de entrevista concedida hoje pela ex-prefeita Flávia Serra Galdino no programa de Malvino e Gutemberg Cardozo.

Rádio Cidade e Malvino

Não se sabe quais os reais motivos da retirada brusca da transmissão do Programa de Malvino pela Rádio Cidade FM. Com a palavra Pedro Filho...

Transmissão das Sessões da Câmara Municipal pela Rádio Nativa

A Câmara Municipal de Piancó, depois de mais de cinco anos, assinou contrato com a Rádio Nativa FM para transmitir todas as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes daquela Casa Legislativa. Através da transmissão, o eleitor poderá acompanhar os trabalhos legislativos, como também a atuação parlamentar dos vereadores.

Gilma Galdino

Gilma Galdino e esposo
Tenho visto o grupo político da ex-prefeita Flávia Galdino manifestar a intenção de indicar o seu filho, Daniel Galdino, como candidato a prefeito de Piancó no pleito eleitoral de 2016. Acredito que quem tinha condições reais de suceder o inesquecível Gil Galdino era a médica Gilma Galdino, pessoa ilibada, exemplo de vida e excelente profissional. Lamentavelmente, o nome dela não está sendo ventilado pela ex-gestora e por seu séquito de bajuladores.

Pagamento de Servidores Municipais


Em conversa hoje de manhã com a secretária de Finanças do município de Piancó, Eliana Rejane, a mesma me assegurou que o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais ficará disponível até a terça-feira (18/3) da próxima semana.

Mudança de nome de ruas

Ontem na sessão ordinária da Câmara Municipal de Piancó foram aprovados dois projetos de lei que mudam o nome de duas ruas da cidade de Piancó. O primeiro, de autoria do vereador Hermógenes (PTN) muda o nome da atual rua Virgílio Silva para Severino Leite Montenegro; o segundo, de autoria do vereador Guilherme Montenegro substitui o nome de Epitácio Pessoa para Valdemar Costa Filho (Valdé). Na tribuna, tentei convencer os vereadores da necessidade de ouvir a população sobre a mudança dos nomes, mesmo reconhecendo serem os dois homenageados merecedores da homenagem. O vereador Hermógenes, em sua defesa, disse que não conhecia Virgílio Silva e que estava trocando o nome por uma pessoa que prestou serviços ao município. Após ouvir o historiador e procurador geral do município, Yurick Azevedo, que ficou indignado com a proposição, o mesmo me disse que Virgílio Silva fora o primeiro farmacêutico do município de Piancó. Ao ler o livro de Francisco Pereira Cavalcanti “Vivendo e Aprendendo: Memórias", publicado em 2001, pág. 89, constatei que o mesmo, por coincidência, “morou em um casarão, localizado à Rua Epitácio Pessoa, nº 73, com quatro janelas de frente”. Abstive-me de votar. Os vereadores estão apagando a nossa memória. Isto é repugnante. Na tribuna, citei o caso da mudança do nome da Av. José Américo de Almeida por Gil Galdino e, pasmem, cheguei ao ponto de ouvir de um vereador que este não conhecia José Américo de Almeida...

Mudança de perfil do Blog

Não sou jornalista e, por isso, não tenho que noticiar neste espaço notícias sobre Piancó. Cabem aos outros blogueiros, que se acham jornalista, elaborar notícias sobre Piancó e região. Neste espaço, vou divulgar à minha coluna diária (“Boca no Trombone”), claro, expressando a minha opinião sobre qualquer assunto que queira abordar e mostrando à minha atuação parlamentar.

Aniversariante do Dia


Nena Martins, ex-vereadora do município de Conceição, faz aniversário hoje...

A coluna parabeniza a jornalista Nena Martins, que faz aniversário no dia hoje. Pisciana legítima, a mesma é exemplo no mundo da comunicação de radiodifusão.

A coluna de hoje é...



Dedicada ao comerciante falecido Jonas Valdevino, que nos deixou prematuramente aos 38 anos de vida. Ele, além de comerciante, fora fundador da ONG S.O.S. Rio Piancó.

14 de março - Dia Nacional da Poesia


Em 14 de março é comemorado o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu nessa data.

Antônio Frederico de Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”. Ele lutou pela abolição da escravidão, além de ser um grande defensor do sistema republicano de governo.

Sua manifestação contra a escravidão ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, que faz um protesto contra a situação em que os negros viviam.

Castro Alves cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação nas sociedades estudantis. Seus versos foram considerados, mais tarde, os poemas líricos mais lindos do Brasil.

A poesia é um gênero literário que surgiu antes mesmo da escrita. Nos séculos antes de Cristo, quando as pessoas eram adeptas da cultura oral, a estrutura da poesia, com rimas e frases de tamanhos parecidos, facilitava a memorização e aprendizado das novas gerações.

Aqui no Brasil, a poesia começou com a colonização, no século XVI, sendo exercida pelos padres que chegaram com a Companhia de Jesus. Ao longo dos séculos, grandes poetas surgiram em nossa história, como Gregório de Matos, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e Cruz e Sousa. No século XX, auge da produção literária no Brasil, outros nomes marcaram a vida das pessoas com suas poesias, como Augusto dos Anjos, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Haroldo de Campos.