No último dia 25 de maio (sexta-feira), o Blog do irreverente Tião Lucena, um dos mais acessados na Paraíba, publicou matéria sobre a imbecilizada ideia de mudança do nome da cidade de Piancó. O endereço eletrônico do Blog do Tião Lucena é www.blogdotiaolucena.com.br Vejam o texto e apreciem os comentários dos seus internautas:
Piancó em Pé de Guerra!
Uma cidade sertaneja está em pé de guerra depois que inventaram de trocar o seu centenário nome pelo de um político recentemente falecido. Falo de Piancó, terra de Padre Aristides, de Antonio Montenegro, de Babá Teotonio e de outros heróis imortais, que está sendo ameaçada de ser substituída por Gil Galdino. Gil Galdino foi prefeito de Piancó e morreu. Um grupo de pessoas está querendo prestar homenagem póstuma ao defunto, tirando o Piancó e botando o nome dele.
A homenagem, ao que parece, não é aceita pela maioria da população. Somente neste blog dezenas de manifestações foram ouvidas, todas contra a iniciativa. Meu amigo Marcelo Piancó, sem favor nenhum o maior humorista deste país, já desembainhou a peixeira e, imitando Dom Pedro I às margens do Ipiranga, montou no seu jumento peidão e bradou, para todo mundo ouvir: -Piancó ou morte!. Outros fizeram coro, Salviano Leite, por exemplo, declarou guerra a Luiz Remígio, genro do falecido, atribuindo-lhe a responsabilidade direta por essa coisa que ele chamou de “bajulação extremada”.
Do Planalto Central grita o princesense Chiquim de Zezim Ourives, filho de pais nascido no Piancó, discordando e ameaçando pegar no bacamarte para impedir tamanha ofensa à história do famoso Vale, sendo imediatamente apoiado pelo vereador Antonio de Pádua. E voltando a Marcelo Piancó, aparece ele com um argumento irrefutável, irretratável e inquestionável: “Quer dizer que, se mudarem o nome, eu deixarei de ser Marcelo Piancó e passarei a ser Marcelo Gil Galdino?”
Se o espírito não me engana e a verdade não me mente, a mudança do nome de uma cidade só se dará mediante plebiscito. Se for, duvido que passe a extravagante homenagem. O povo de Piancó é bairrista como são o povo de Campina Grande e o de Princesa. Apareça alguém propondo trocar Campina por algum figurão da política ou Princesa por um desses trambiqueiros eleitorais (o que não é o caso de Gil, um homem de bem, honrado, decente e probo), que vai levar a maior surra de cipó da história do Brasil.
De qualquer modo, o Blog do Tião não toma partido. O espaço está aberto para os dois lados, a democracia aqui impera, os desaforos de ambos os grupos serão bem vindos e os argumentos idem. Só espero que não haja derramento de sangue, para não surgir entre os guerreiros um segundo Janjão Amaral, aquele de 30 que, na hora do intenso tiroteio com a Polícia de Zé Américo, passou a mão no fundo, cheirou e perguntou a Manoel Lopes Ronco Grosso: -”Ronco Grosso, sangue fede?”
Comentários
Nome: Jéssika
é lamentável que essa coja de politicos corruptos queiram mudar o nome de nossa cidade radicalmente,venho com minhas palavras deixar BEM CLARO que a "prefeitinha" deveria era se preocupar com outro tipo de mudança,de cárater por exemplo,e deixando de lado essa ilusão de mudança de nome,a verdade é que esse povinho vive mamando nos peitos da "mudinha" e defendem as impurezas e discórdias que existem aqui!!O nome é Piancó e Piancó vai ser até o fim desse sistema de coisas!!Um abraço querido Tiao Lucena e desde já agradeço pelo o sucesso de suas reais informações sobre nossa terra!
Comentário:
Nome: TITO LVI0O FERREIRA
Esse grupo de puxa sacos não tem o que faze mesmo que viviam mamando nas tetas da PRTEFEIRURA, no tempo de GIL GALDINO.Agora é ruim a ´população do PIANCÓ ACEITAR nome desse cara deixe-os como estar povo BRAVO DO PIANCÓ.
Comentário:
Nome: hendrik
Pois seu Francisco, quem decide isso são os hômi de paletó e sua trupe de lambe-cú. Não duvido nada que daqui uns 30 anos os orgulhos galdinenses riam de quem defenda Piancó como nome. Ah, minha Parahyba... quando vamos sacudir esse mói de lambe-cú dos mangues potiguaras?
Comentário:
Nome: Aurea Cristina Barros Xavier
Minha gente, isso é mais uma demonstração da falta de respeito que esses políticos PICARETAS tem pelo povo de Piancó. E os IDIOTAS, acham que não, acham o máximo e se solidarizam com as babaquices que essa GENTALHA dissemina. E eu não peço que acordem não, faço justamente o contrário: continuem com a mente hipnotizada, vendam suas almas por 100,00. E depois, esperem que o diabo vem buscar e aí Piancó vai sentir terror e pavor.
Comentário:
Nome: Ramalho
Tem razao Tiao Medonho.A Constituicao eh clara qualquer alteracao em nome ou territorio dos municipios depende de decisao plebiscitaria.Sem plebiscito a decisao eh nula.Mudaram Santarem sem isso porem ninguem reclamou e a Justica soh age quando provocada.Pianco antes de Piancoh de Gil eh Piancó dos leites, de Antonio,Salviano,Baba,Felizardo e tantos mais
Comentário:
Nome: Francisco de Assis Rodrigues
PIANCÓ SEMPRE SERÁ PIANCÓ, HAJA CHUVA OU HAJA SOL. A origem da minha família se formou ali, no Vale do Piancó, quando meu tataravô chegou aqui no Brasíl, vindo de Portugal com sua prole de cinco filhos e ali, ajudado pelo padre Vicente Pires e Maria Donária Leite, ganharam uma leva de terra onde ele formou sua família, que se estendeu pelas adjacências de Diamante, Curral Velho, Conceição e Itaporanga. É uma história alongada que eu tive a oportunidade de colocar em meu livro (de forma romanceada), "CARTILHA DA MEMÓRIA", que se encontra à venda nas livrarias. Chiquim de Zezim Ourives.
Comentário:
Nome: hendrik
Ah, se ao menos os parahybanos fossem tão zelosos... mas pela capitá, se você falar em restaurar o nome da cidade (Parahyba) vem os bajuladores de político fazer o contra. Tem gente cujo mundo só faz sentido se for puxando saco de político...
Comentário:
Nome: ewerthon
fale de campina não homi, eh ronaldinho morrendo e no outro dia campina mudando de nome. eu acho ridículo usar nome de político em nome de cidade. da mesma forma que sou pessoense com muito orgulho e acho ridículo minha cidade ter nome de político morto.