ACESSOS AO BLOG

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Coluna Prestes em Piancó...

professor Trindade dando uma aula de história sobre Piancó

No último sábado (09/2), pouca gente compareceu ao evento em comemoração à passagem da Coluna Prestes em Piancó, mas também muitos perderam a oportunidade ímpar de adquirir cultura com uma das maiores expressões intelectuais da Paraíba, que se chama João Trindade Cavalcanti. O piancoense, que nunca esqueceu de sua terra natal, participou ativamente dos eventos organizados pela Prefeitura Municipal de Piancó.


Na foto, ele conta a história do bruto assassinato do padre Aristides Ferreira da Cruz. Compareceram os vereadores Pádua Leite (PT), Pedro de Zé Luzia (PMDB) e Erilene Alves (PSDB), além do chefe de gabinete do prefeito, Edvaldo Júnior, e o procurador geral do município,  Yurick Azevedo.

A Banda Novo Horizonte tocou os hinos de Piancó e do Brasil. No final daquela manhã, todos visitaram a residência da senhora Janete Lopes, local onde residia o padre Aristides.

O esforço da Prefeitura Municipal de Piancó em resgatar a história de Piancó é notório, apesar de mais de oito anos sem que sequer se lembrassem da importância da passagem da Coluna Prestes por Piancó. O vereador Pádua Leite (PT) assim se pronunciou a respeito: "a gestão Flávia Galdino fez de tudo para esconder a importância desse fato nacional em Piancó; tudo por picuinha política; agora, o prefeito Sales Lima, juntamente com João Leite, Edvaldo Júnior, Yurick Azevedo, tem outra mentalidade e faz de tudo para que aquele momento histórico não seja esquecido."
 




Filho Ilustre a sua Terra Natal retorna...

professor João Trindade e o vereador Pádua Leite
No último sábado (08/2), a convite da Prefeitura Municipal de Piancó, o professor João Trindade Cavalcanti esteve em Piancó para lançar o seu livro "A Coluna Prestes em Piancó". Todo em cordel, o livro conta a passagem da Coluna Prestes em Piancó. o professor é filho de José Trindade Monteiro (falecido) e Cecília Cavalcanti da Silva.

No lançamento de seu livro, que ocorreu no auditório da Escola Normal Santo Antônio, o professor Trindade nos brindou com uma palestra inteligente e, ainda, cantou sucessos antigos, acompanhado do secretário municipal da Cultura, João Leite Ferreira.

Compareceram para prestigiar o evento o chefe de gabinete do prefeito, Edvaldo Júnior, o procurador geral do município, Yurick Azevedo, o vereador Pedro de Zé Luzia (PMDB), o advogado Zé Biró, além de outros cidadãos.

No final, autografou vários exemplares adquiridos pelos cidadãos presentes ao evento. Vejam abaixo as fotos daquele momento histórico:









Vaticinando chuvas...

Clodovil e Souzinha discutindo chuvas em frente ao Banco do Brasil

Na última segunda-feira (10/2), flagramos na porta de entrada da agência do Banco do Brasil, o ex-vereador Souzinha em uma conversa com o nosso amigo Clodovil. Na conversa, ambos preocupados com a estiagem longa que assola o nosso sertão e, claro, esperançosos, apostam em uma pesquisa do tempo do imperador Dom Pedro II, que diagnosticou que em ano terminado em 4 (quatro) o inverno é vigoroso.


Um Secretário que Trabalha e Fiscaliza...

Nozinho e Joca Brasilino, conversas para resolver os problemas da cidade...

O secretário municipal de Infraestrutura e do Meio Ambiente, João Azevedo Brasilino, está trabalhando muito em sua pasta. Aqui, ele, ao lado de Nozinho, fiscaliza as obras de reforma da Praça Padre Aristides, abandonada por oito anos na gestão anterior.

Joca Brasilino, ao assumir a pasta administrativa, está conversando pessoalmente com os cidadãos e, aos poucos, resolvendo muitos problemas na cidade, recebendo todo o apoio do prefeito Sales Lima (DEM).

 

Praça Padre Aristides Ferreira da Cruz completamente reformada

Busto do Padre Aristides Ferreira da Cruz...

Internauta assídua do Blog


A nossa internauta assídua, Amanda Kathielly Sá, pousando para fotos com o vereador Pádua Leite, na sede da AABB de Piancó. Ela já tem 17 aninhos e já se preocupa com o futuro de Piancó, ao abordar o vereador para perguntar sobre os problemas do nosso município. Ela é filha de Patrícia de Sá.

O internauta pergunta; o vereador Pádua Leite responde!

Caro Pádua Leite, gostaria de saber de vossa senhoria como anda a reforma do Matadouro Público. Você nos disse que ia batalhar pela reforma, mas o que se ver não foi isso; o Matadouro agora está só em ruínas e nada mais foi feito. Por favor dê uma palavra pelos açougueiros que há mais de 15 anos não se ver uma reforma no Matadouro Público e no Açougue Público. Muito obrigado; fique COM DEUS!
Atenciosamente,
Fabinho | fj.medeiros@bol.com.br

O vereador Pádua Leite (PT) responde:

Caro Fabinho,  conversei ontem com o prefeito Sales Lima e o mesmo me falou que estaria ordenando a limpeza de um terreno no município de Piancó para construção de um novo Matadouro, já que o antigo não se presta mais para servir como Matadouro, eis porque leis ambientais não permitem o abate de animais dentro da cidade. A construção do novo Matadouro Público de Piancó deverá começar após o Carnaval. Quanto ao Açougue Público, não tive oportunidade de conversar com ele, mas já estou preparando um Requerimento na Câmara Municipal solicitando a reforma do Açougue, como também a sua adequação às exigências legais para o comércio de carnes.

Um abraço,

Pádua Leite
vereador

PREENCHA O FORMULÁRIO DE CONTATO DO BLOG DO PÁDUA LEITE (lado esquerdo do menu) E FAÇA A SUA PERGUNTA AO VEREADOR. O VEREADOR RESPONDERÁ A TODAS AS PERGUNTAS DE INTERESSE PÚBLICO E AS DIVULGARÁ NESTA SEÇÃO.

TSE vai julgar uso da Rádio Tabajara para propaganda eleitoral antecipada em favor de Ricardo Coutinho

governador Ricardo Coutinho
O Tribunal Superior Eleitoral – TSE vai julgar processo movido pelo Diretório Estadual do PMDB da Paraíba contra a Rádio Tabajara por uso de dinheiro público e propaganda eleitoral antecipada. O partido acusa a emissora de fazer propaganda eleitoral antecipada, beneficiando o governador Ricardo Coutinho (PSB), anunciando, de forma antecipada, a sua candidatura à reeleição e anunciando apoios à mesma.

O processo tramitava no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB e por decisão do órgão, seguirá para o TSE. A decisão, assinada pelo presidente do TRE-PB, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, foi publicado no Diário da Justiça na última segunda-feira (10). Trata-se da Representação nº 59-11.2013.6.15.0000, que tem como relator o Juiz Tercio Chaves de Moura.

Em seu despacho, o Presidente do TRE-PB determinou que o processo seja remetido ao TSE, “para fins de intimação do agravado para oferecimento de contrarrazoes ao Agravo de Instrumento, nos termos do art. 279, § 3º do Código Eleitoral, bem como para o Recurso Especial, por questões de economia processual”.

A Ação acusa o governador de utilizar o programa Fala Paraíba e uma cadeia de mais de 20 emissoras de rádio, pagas com dinheiro público, para fazer propaganda política de sua reeleição, citando entrevistas e comentários dos apresentadores do programa enaltecendo politicamente o governador e citando supostos apoios à reeleição.

Como a Rádio Tabajara é um órgão estatal, custeado com dinheiro público; e como as emissoras que fazem parte da rede – mais de 20 – são pagas com dinheiro público, o partido ingressou com a representação para conter o que considera crime por parte do gestor estadual. “Tal prática seria ilegal ainda que o veículo de comunicação fosse privado. Sendo público, patrocinado pelo contribuinte, a lesão adquire contornos bem mais solertes”, diz o advogado do PMDB, Luciano José Nóbrega Pires.

Duro parecer com pedido de punição - O Procurador Geral Eleitoral Duciran Van Marsen Farena pediu punição ao Governador Ricardo Coutinho em parecer que emitiu sobre a ação. Segundo ele a imprensa “não pode estar a serviço de grupos políticos, deixando que seu mister de informar submeta-se ao império da doutrinação político-partidária ou favorecimento eleitoral”.

Ao analisar as gravações do programa Fala Paraíba anexadas ao processo, o Procurador verificou “alusão ao aumento da força político-eleitoral que o provável candidato à reeleição vem adquirindo com a adesão de grupos políticos que se comprometeriam a apoiá-lo nas eleições de 2014”, de acordo com notícias e comentários do programa.

No parecer, Duciran Farena registra algo mais grave: a informação de que as supostas adesões à reeleição de Ricardo Coutinho estariam ocorrendo em troca de obras para as cidades governadas pelos prefeitos que anunciam o apoio político. “...inclusive se afirmando que tal apoio se adviria das obras, diga-se de passagem, públicas, atribuídas ao provável candidato à reeleição”.

Para o Procurador, os comentários dos radialistas, todos agentes públicos, pagos com dinheiro público, evidenciam que Ricardo Coutinho seria “o mais apto para o exercício do cargo de governador e que está criando musculatura eleitoral para concorrer à reeleição, angariando apoio de enumeradas lideranças, caracterizando a propaganda eleitoral antecipada”. Também respondem à Ação os deputados Tião Gomes e Lindolfo Pires.

Uso da máquina e conduta vedada - No Parecer, Duciran Farena deixa claro que houve “uso da máquina estatal para favorecer a futura candidatura do atual governador, constituindo-se em uso indevido de meios de comunicação e conduta vedada aos agentes públicos em campanha”.

O advogado do PMDB, Luciano Pires acredita em punição ao governador. “A posição adotada pelo Procurador Duciran Farena é de extrema relevância. Creio que o TSE haverá de aplicar punição ao governador e demais responsáveis, a fim de resguardar a igualdade entre os candidatos nas eleições e estancar as transgressões eleitorais que vem sendo cometidas por meio da tabajara com o dinheiro do povo.”