ACESSOS AO BLOG

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Indiferença Cívica (Piancó) x Deferência Administrativa (Picuí)

No dia 07 de setembro, a nossa heroína tupiniquim não queria dividir a cena com Dom Pedro I...

Indiferença Cívica

No último dia 07 de setembro, o Colégio Compacto, conhecido como a terceira melhor escola privada da Paraíba, teve inúmeras dificuldades para comemorar o dia de nossa Independência. Além de não receber o apoio governamental municipal, foi obrigado a superar inúmeros obstáculos para colocar o desfile na principal avenida de Piancó, a Av. José Américo de Almeida, uma vez que concorria a atenção dos piancoenses com o comício organizado pela Coligação governista "Continuando em Boas Mãos". O diretor daquele educandário, Bethowen, teve até, pasmem, de acionar a Polícia Militar para garantir a ordem e evitar a invasão da artéria urbana pelos "fanáticos"  e embriagados bajuladores da prefeita.

O Colégio Compacto desfilou e deu um show, da mesma forma como outras Escolas locais assim o fizeram nos dias anteriores, dando uma clara demonstração de que as comemorações cívicas em Piancó dependem, unicamente e exclusivamente, da disposição, vontade e dedicação dos heróis diretores escolares, que se empenham em acreditar que estão formando jovens mais comprometidos com a nossa Pátria.

Ora, se depender da prefeita de Piancó, Flávia Galdino, não existe escola, cultura, educação e, nem tampouco, desfile de sete de setembro. Ela sequer prestigia o evento  e todos os anos dar uma clara demonstração de que não tem qualquer importância de os jovens  piancoenses mostrarem o seu amor à sua Pátria. O que a prefeita gosta mesmo é de chamar a atenção para si, de ser tratada como única, de poderosa e, acreditem, de se autodenominar de verdadeira rainha do "Reino da Carochinha". 

Em pleno dia da Independência, a prefeita de Piancó fazia o seu desfile pessoal, carregada nos braços de seus vassalos, acreditando, talvez, que seja uma verdadeira rainha ou "deusa grega ou romana" de nosso município e que detém poderes que jamais o nosso Dom Pedro I sonharia em tê-los. Hoje, ela fala com espíritos, recebe bençãos do Espírito Santo, reza, canta, chora e  acredita que faz milagres, principalmente em tempo de eleições, onde deixa a pele de "fantasma", que não era encontrada nem pelos sofridos oficiais de justiça da Comarca e, muito menos, pelos eleitores piancoenses e, agora, se transforma em uma verdadeira santa e heroína, com todos os poderes terrenos e sobrenaturais. 

No entanto, o Povo de Piancó já não tem mais dúvidas de que a nossa rainha, deusa ou heroína piancoense  não aprecia muito os símbolos nacionais e datas comemorativas, mas adora sugar os recursos públicos de nossa pátria, fato devidamente comprovado pelas quatro contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), pelas ações penais no Tribunal de Justiça e pelas incontáveis representações e denúncias tramitando na Polícia Federal, no Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União e Ministério Público, Federal e Estadual. 


Deferência administrativa e Postura pública...


O prefeito de Picuí - PB, Buba Germano (bandeira do Brasil), abre o desfile de 07 de setembro, juntamente com a sua esposa, deputada estadual Gilma Germano (bandeira da Paraíba).

Não muito longe de Piancó (225 km de distância), o prefeito de Picuí - PB, Buba Germano, é um exemplo de gestor público. Administra com responsabilidade, nunca teve contas rejeitadas, dar expediente na Prefeitura e tem consideração com seus conterrâneos e, diferentemente da prefeita de Piancó, ele não só prestigia o desfile cívico de sua cidade, como também participa dele (vejam foto acima). Além do prefeito, Buba Germano, que carregava a bandeira do Brasil, a sua esposa, deputada estadual, Gilma Germano, também participava, carregando a bandeira da Paraíba, além deles, a secretária municipal da educação, professora Amarides Dias, também participava do desfile, carregando a bandeira de Picuí - PB.

Prefeito de Picuí - PB, Buba Germano.
Em Picuí, o prefeito adiou o desfile cívico do dia 07 de setembro para o dia 9/9 (domingo), porque falecera um cidadão daquela cidade, fato que comoveu toda a sociedade picuiense. Em Piancó, a prefeita, ao contrário, queria antecipar o desfile para o dia 06/9 (quinta-feira) porque a sua Coligação política designara comício, com a presença do senador "ficha suja", Cássio Cunha Lima, para o dia da Independência do Brasil. Entre o desfile cívico e o comício, ela optou, claro, com a sua visão míope, pela manifestação política. Pátria para nossa prefeita, é ela mesma!!!

Deputada estadual e prima dama, Gilma Germano.

Bem a diferença é grande. Buba Germano não pretende ser herói, almeja ser apenas reconhecido como representante do seu Povo e com ele participa da vida de todos os seus conterrâneos. Administra o município com responsabilidade, buscando incansavelmente recursos em Brasília para construir Creches, Cozinha Industrial, praça da alimentação (e, não, um chiqueiro que tem Piancó), prédio do SAMU, Instituto Federal de Educação (IFPb), Centro Ecológico (onde acabou com o lixão), CAPS, mais de dez PSF's, praças temáticas, asfaltar vias públicas, pavimentar todas as ruas em paralelepípedos, etc. 


Secretária Municipal da Educação de Picuí, Amarides Dias.

Retrocesso...

Por conta desse comportamento estranho, a nossa juventude piancoense não encontre em nossa prefeita um espelho de administradora pública responsável a ser seguido no futuro, mas um modelo administrativo irresponsável a ser expurgado de toda a nossa história política e administrativa. 

O que caracteriza essa gestão corrupta é o consumo excessivo de álcool, muitas vezes, custeados por dinheiro público, a exemplo do caso do uísque e cachaça financiado por verbas destinadas ao Peti, e a ausência de responsabilidade administrativa e compromisso público, principalmente quando se fala em cultura, educação e patriotismo.  

O desfile foi um sucesso. O comício nem tanto, mesmo com a presença de um senador "ficha suja" e de uma prefeita que não é santa, deusa e, muito menos, heroína...

Coisas do Brasil...

Moradores do Cossaco protestam contra a falta d'água nas torneiras...


Os moradores do Bairro do Cossaco realizaram no último sábado (15/9) uma caminhada de protesto contra a constante falta d'água em suas torneiras. A passeata, organizada pelos seus moradores, partiu da praça do Cossaco e se dirigiu até o escritório da Cagepa, localizada na BR-361.

Em razão da constante ausência diária de água nas torneiras, moradores protestam e exigem com urgência a chegada do precioso líquido, pois não justifica todo mês os referidos consumidores pagarem suas contas de água e não ter o serviço regularizado.



Outro fator importante que não justifica a falta d'água é a localização da cidade de Piancó as margens do maior açude da Paraíba, o Estevão Marinho, conhecido vulgarmente como açude de Coremas.



A qualidade da água também foi discutida pelos manifestantes, que, ao final, ameaçam retomar o movimento com mais intensidade, caso não seja solucionado o problema em curto prazo.


Com informações:SOS-Rio Piancó

Postado por Zeca Alves