ACESSOS AO BLOG

quarta-feira, 16 de maio de 2012

UEPB do Vale do Piancó

Vereador Pádua Leite não vai deixar a luta esmorecer...
Cansei de esperar... Em Piancó, quando sugeri a Câmara Municipal de Piancó tomar a iniciativa e ficar à frente da luta em favor da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), fui mal interpretado. Diziam que eu queria aparecer e, pasmem, fizeram de tudo para me afastar da luta. E conseguiram... Chegou ao ponto de um "moleque" atrevido tentar me intimidar na hora que estava discursando no palco montado no dia 1º de maio de 2010 na praça Salviano Leite.

Esperei, esperei e esperei e nada aconteceu. A prefeita de Piancó, no intuito de boicotar o movimento, disse que a UEPB já estava instalada em Piancó e que em junho daquele ano se faria o primeiro vestibular. Tudo enrolação. Aliás, é a tônica de seu desgoverno atrapalhar quem quer se educar e crescer em Piancó. A intelectualidade é um "calo" em sua estratégia política de se perpetuar no poder.

A Associação Universitária de Piancó, que se diz dona e proprietária do movimento, não teve fôlego e deixou pra lá a luta, como se foge do fogo do inferno. O desestímulo, acossado pela falta de vontade dos próprios estudantes, fizeram com que o movimento naufragasse e não obtivesse êxito.

Hoje, sem luta e sem determinação, a nossa reitora itaporanguense, Marlene Alves, preferiu  expandir a UEPB para o Presídio do Serrotão, com estimativa de gasto de 1,6 milhões de reais. Para ela, reitora, e para os nossos políticos tupiniquins, a UEPB ficará só na imaginação daqueles que querem o ensino superior aqui implantado para beneficiar milhares de estudantes e evitar, pelo menos, a humilhação de depender de um transporte escolar a cada ano para chegar a cidade de Patos. 

É preciso ter vergonha na cara... Não vamos esperar que algum político do Vale acolha esta luta. É preciso partir da população e, principalmente, dos estudantes, que serão os verdadeiros beneficiados.

Diante disso, resolvi, novamente, hastear a luta de implantação de um campus da UEPB em Piancó. Dirão que é por conta das próximas eleições municipais. Eu sei disso, eles vão dizer tudo isso, mas não vou me importar e dar ouvidos a quem quer seja. A eleição não é só pra mim. É pra todos os candidatos. Espero que eles também se somem ao movimento, agora, organizado por mim.

A começar, irei amanhã apresentar requerimento de audiência pública à Câmara Municipal de Piancó para debater o assunto com os nossos políticos e, olha, vamos convidar todos os prefeitos do Vale do Piancó, vice-prefeitos e vereadores, além da população.

Hoje, já vou entrar em contado com os deputados do Vale do Piancó, Branco Mendes, Toinho do Sopão e Wilson Braga, como também os que foram aqui votados, a exemplo de Gervásio Maia, Adriano Galdino e Troccoli Júnior, para marcarmos uma audiência pública na cidade de Campina Grande, no auditório da UEPB, para discutirmos o assunto, convocando o futuro reitor daquela Universidade e o seu Conselho Deliberativo e, claro, também convidando o governador Ricardo CoutinhoIremos pedir aos prefeitos do Vale do Piancó que disponibilizem ônibus para que possamos encher o auditório e pressionarmos in loco todos os conselheiros da UEPB.

Concomitantemente, iremos recolher assinaturas de todos os cidadãos do Vale do Piancó em todas as cidades do Vale do Piancó para exigir o nosso direito de termos universidade pública e gratuita.

Bem, a luta irá começar amanhã. Quem quiser se incorporar é só manter contato comigo (9107-1313 ou 9616-7676) e ajudar, independente de sua bandeira partidária. A bandeira  única que deve ser hasteada é da luta pela UEPB. Não queremos no movimento quem atrapalha e quem quer tirar proveito.

Cansamos de esperar!!! Vamos a luta!!!

assina vereador Pádua Leite

Polêmica: Mudança do Nome de Piancó para Gil Galdino...


ex-vereador José Hugo Leite Quinho...
Leitor assíduo do Blog do Pádua Leite, o ex-vereador José Hugo Leite Quinho, ao ler matéria postada sobre a proposta absurda de mudança de nome do município de Piancó para Gil Galdino, enviou e-mail expondo a sua opinião. Vejamos o que diz o filho do nosso saudoso médico Antônio Quinho:


"Pádua, não merece reparo seu texto...só algum imbecil ou louco faria uma proposição dessas...Piancó é maior que todos os políticos que passaram por sua história...nem precisaria citar nomes, mas com personalidades como o Dr. Montenegro - o maior dos últimos 50 anos, Dr. Elzir, meu pai Antonio Quinho, Edvaldo Leite de Caldas, Dr. Babá, Dr. Judivan, Zé Bráulio, Dr. Salviano Leite, Dr. Djalma, Joaozinho Cavalcanti, Dr. Eudo, Dr. Pedro Leite e o próprio Gil Galdino, que, certamente, deve estar se estremecendo neste momento com uma proposta tão indecente, que jamais aceitaria.

Não é um fato recente que possa mudar uma história de mais de trezentos anos. Piancó tem memória. Sei que essa idéia de jerico não prosperará, porém não vamos nos aquietar se isso de fato ocorrer, até para que não passemos pelo rídiculo como desejam fazer.

Abraços fraternos.
José Hugo Leite Quinho"




Nota do Blog do Pádua Leite


Depoimentos sobre o tema poderão ser publicados em espaço destacado, como essa opinião aqui transcrita, desde que o internauta se identifique. Mande a sua opinião e contribua com o debate sobre o assunto. A publicação independe se sua opinião for favorável ou contrária à mudança do nome do município.

Branco quer construção de Unidade de Medicina Legal em Piancó

Há alguns anos, Branco Mendes vem reiterando ao Governo do Estado solicitações nesse sentido. Agora, com a inclusão de sua emenda à Lei Orçamentária Anual, o deputado acredita que a UML de Piancó está a um passo de ser um ..


Deputado Estadual, Branco Mendes
É de autoria do deputado Branco Mendes a emenda nº 16 à Lei 9.658, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2012. Através da emenda o parlamentar incluiu, na LOA-2012, a construção de uma Unidade de Medicina Legal no município de Piancó.
Há alguns anos, Branco Mendes vem reiterando ao Governo do Estado solicitações nesse sentido. Agora, com a inclusão de sua emenda à Lei Orçamentária Anual, o deputado acredita que a UML de Piancó está a um passo de ser um sonho concretizado.
Outra reivindicação antiga de Branco Mendes para aquela região, cujo pedido o deputado reforçou através do requerimento 3.213, apresentado na Assembleia Legislativa em 2 de maio passado, é a implantação de um posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR 361, para atender às cidades do Vale do Piancó.
O apelo foi formulado à superintendência da Policia Rodoviária Federal, na pessoa da inspetora superintendente da 14ª SRPRF, Luciana da Silva Duarte; e à superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, na pessoa do superintendente Gustavo Adolfo Andrade Sá, para que elaborem, ou recorram a quem compete, estudos de viabilidade técnica para a instalação do posto da PRF.
Fonte: GiroPB