ACESSOS AO BLOG

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Desabafo de um professor na iminência de ser demitido pelo Colégio Compacto

Professor José Fábio Marques de Santana fez um excelente trabalho em Piancó...

Na manhã de hoje, o professor José Fábio Marques de Santana postou em seu facebook pessoal um depoimento que noticia o seu desligamento do Colégio Compacto. Sem entrar no mérito dos reais motivos da sua demissão, o Blog do Pádua Leite decidiu postar, na íntegra, o depoimento, concedendo, claro, o mesmo direito aos diretores daquele Educandário. Caberá ao leitor formar à sua própria opinião sobre o assunto.

Abaixo, a íntegra do depoimento do professor:

"Há algumas horas, informado por telefone, diga-se de passagem que a ligação fora feita por mim, recebo notícia de que amanhã em reunião a ser realizada no Colégio Compacto, eu receberei carta de aviso prévio e/ou demissão.

Dez anos completar-se-á no dia 5 de fevereiro de 2014 que leciono naquela instituição, casa que infelizmente nos últimos anos tem passado por enormes dificuldades administrativas, a saber: atrasos salariais, não pagamento de terço de férias, abuso de poder, assédio moral, etc.

Os que me conhecem sabem perfeitamente que não me curvo diante de autoridades sem brio gerencial, especialmente quando o fazem de maneira arrogante, logo os que se intitulam diretores daquela casa não suportaram, o que já é sabido por todos, serem contrariados por alguém como eu.

Claro que uma empresa não é obrigada a ficar com nenhum funcionário, porém a história daquela comunidade tem se esvaído em tristezas dadas as demissões ocorridas nos últimos tempos por motivos que não se justificam por si. Aceito a minha demissão, no entanto estarei pronto para em juízo, se necessário, reclamar todos os meus direitos como trabalhador.

Desta casa levarei saudades de muitos funcionários, com raras exceções, uma vez que os que funcionam especificamente como cordeiros de lã impostada ou de moleques de recado, esses não me farão a menor falta.

Quanto aos meus alunos ou digo ex-alunos, desejo-lhes muita sorte. Espero que eu haja contribuído convosco em vossas vidas, especialmente na construção do espírito crítico-reflexivo, proposto sempre em minhas aulas. Se necessário, quero contar com o apoio de todos na luta contra a tirania instalada nesse ambiente que a muitos causa dor."

Professor José Fábio Marques de Santana.

Água suja nas torneiras e obras paralisadas da Estação de Tratamento da CAGEPA causam indignação ao piancoense

Água suja já se tornou rotina nas torneiras do piancoense...

 O piancoense tem sofrido muito com a constante falta d'água nas torneiras, em razão da longa estiagem que assola o sertão paraibano e, pior ainda, é testemunhar a sua qualidade péssima quando esporadicamente chega em nossas torneiras (veja foto acima).

O vereador Pádua Leite (PT) visitou esta semana a sede do Escritório local da CAGEPA e obteve informações de que as obras da Estação de Tratamento estavam paralisadas em razão de um erro no projeto original, fato que só será resolvido no mês de março/2014, o que implica dizer que até lá temos que nos conformar com a péssima qualidade da água em nossas torneiras.

Abaixo, as fotos comprovam a paralisação das obras:








OPINIÃO: "O apoio incondicional da família Cunha Lima a RC no TCE fez a ameaça de rompimento se confirmar como farsa"


Alguém vai ter que ter a coragem de dizer que o propalado estremecimento entre o governador Ricardo Coutinho e o senador Cássio Cunha Lima é apenas um jogo de empurra entre eles e que não vão romper, pois as convergências são maiores que as divergências. 

É mesquinho da parte de Cássio alimentar a esperança de um eleitorado que lhe segue fazendo-o acreditar que será candidato, quando na verdade já decidiu pelo apoiamento à reeleição de RC.

O que vimos ontem no TCE foi mais do que a confirmação de que essa aliança não rompe. O tio de Cássio, Fernando Catão, tripudiou sobre o relatório do MP, que pedia rejeição das contas do exercício 2012 apontando várias e graves irregularidade. O outro parente, Arthur Cunha Lima, mordeu para depois assoprar e foi um advogado de defesa do governo e Nominando Diniz quase propôs um voto de aplauso a sua excelência. Eu sei que o TCE nunca rejeitou contas de um governador, mas custava ser mais severo diante de tantas evidências? 

Pela internet éramos levados a acreditar que o clima era de pré disposição para a rejeição das contas, mas quem estava no plenário percebia que a equipe de RC estava tranquila e talvez até já soubesse do resultado, pois até gente jogando pelo Ipad tinha.

Alguém vai me perguntar o que o TCE tem a ver com a relação Cássio/RC? E digo que tudo. A família Cunha Lima teve a faca e o queijo na mão para impor um duro revés ao governador e com um julgamento justo e que só precisava seguir o relatório do Ministério Público ou até quem sabe fazer um jogo de cena e promover uma aprovação com votos contrários, mas não foi isto que vimos e as contas foram aprovadas por unanimidade. 

Diante das evidências,  chegou a hora de o senador a Cássio parar de brincar com os paraibanos e abreviar uma decisão que já tomou e que na verdade nunca houve dúvida.

Cássio vai pedir ao seu eleitor que vote em Ricardo. Se vai transferir votos como em 2010 já é outra coisa. Mas, essa expectativa em torno da candidatura poderá lhe custar muito caro.

Fonte: Blog do Dércio

Aumento da nebulosidade pode provocar chuvas isoladas no Alto Sertão

Imagens de satélites analisadas pela equipe de meteorologia do Governo do Estado indicam que o aumento da nebulosidade pode provocar chuvas isoladas no Sertão paraibano, nas próximas 24 horas. A temperatura da região deve variar entre a mínima de 22 °C e a máxima de 36°C.

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), também podem ocorrer precipitações no Agreste, Brejo e Litoral. “Através da análise das imagens de satélite, das últimas 24 horas, observamos um aumento na nebulosidade na região do Alto Sertão da Paraíba associado à circulação de ventos nos altos níveis da atmosfera. Com isso, o tempo deverá permanecer com nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas. Já para o setor leste do Estado, a previsão é de chuvas ocasionais”, informou a meteorologista Marle Bandeira.

Monitoramento – As variações climáticas e os níveis dos açudes são monitorados diariamente pelos técnicos da Aesa. Na Sala de Situação, instalada em Campina Grande, os meteorologistas realizam um trabalho preventivo para auxiliar em casos de eventos como secas e enchentes. Na iminência de um desastre natural, a Aesa aciona Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração estadual.

Plataformas de coleta de dados espalhadas pelo Estado enviam (via satélite) informações como quantidade de chuva, pressão barométrica e nível da água. Para construir o espaço de observação climatológica, o Governo do Estado e a Agência Nacional das Águas (Ana) investiram mais de R$ 2 milhões.

Confira a previsão para as próximas horas em cada região:

Região
Análise
Temperaturas
Litoral
Sol entre algumas nuvens. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 31°C
Min.: 25°C
Brejo
Sol entre algumas nuvens. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 30°C
Min.: 20°C
Agreste
Sol entre algumas nuvens. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.:31°C Min.:21°C
Cariri/Curimataú
Sol entre algumas nuvens.
Max.: 34°C
Min.: 20°C
Sertão
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas isoladas no fim do dia.
Max.: 36°C
Min.: 22°C
Alto Sertão
Nebulosidade variável. Poderão ocorrer chuvas isoladas no fim do dia.
Max.: 36°C
Min.: 23°C

Brasil reduziu pobreza em mais da metade em 9 anos e continuará crescendo, diz Tombini

 
Pobreza na renda familiar caiu de 27% para 12% de 2003 a 2012 e demanda por investimento em infraestrutura deve sustentar crescimento, diz presidente do BC em Londres

Na última década, o Brasil deu um salto gigantesco na redução de mais da metade da pobreza no rendimento familiar, de 27% para 12% no período, segundo dados divulgados pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante palestra na London School of Economics (LSE), no Reino Unido, nesta segunda-feira (27).   

Tombini lembrou que o Brasil criou mais de 18 milhões de empregos de qualidade, com carteira assinada, entre 2003 e 2012. E atualmente está em um patamar recorde de baixo desemprego. Além disso, ao contrário da maioria dos países, o mercado brasileiro continua criando vagas de trabalho. 
Segundo o presidente do BC, entre 2003 e 2012, o País conseguiu incluir 40 milhões de pessoas na classe média e aumentou consideravelmente o acesso ao crédito e aos serviços bancários. Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, atingiu US$ 2,253 bilhões, o sétimo maior do mundo

Sobre a inflação, Tombini mostrou dados que atestam a atuação do Banco Central  para trazer a taxa para o centro da meta, que é de 4,5% ao ano, e afirmou que as medidas terão impacto também sobre as expectativas de inflação futura. 

Por isso, ele acredita que o Brasil continuará crescendo, mesmo que a uma expansão mais moderada, com um reequilíbrio do consumo e do investimento – e apoiado no avanço do emprego e da renda, na demanda por investimento em infraestrutura e em uma contribuição mais favorável das exportações líquidas. 

Fonte: Portal Brasil/ com informações do Banco Central