ACESSOS AO BLOG

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Prefeitos do Vale elegem novo presidente da Amvap; eles querem o fortalecimento e vão buscar recursos para a região



A Associação dos Municípios do Vale do Piancó (Amvap) elegeu o seu novo presidente na manhã desta terça-feira (23) na cidade de Itaporanga. José Walter (PMDB), prefeito de São José de Caiana, foi eleito por unanimidade após decidir se seria chapa única ou não com Manoel Batista “Tintin”, prefeito da cidade de Aguiar que também desejava presidir a associação.

Depois da decisão seguida da votação, Walter foi eleito o presidente e Tintin vice. Como 1ª secretária ficou a Prefeita Marcília Mangueira da cidade de Diamante.
No estilo mesa redonda, a solenidade ocorreu na sede da entidade, em Itaporanga, e foi marcada pela discussão sobre a formatação de consórcios para garantir a saúde no Vale do Piancó.

Dos dezoito prefeitos que integram a associação, apenas três não compareceram, mas mandaram representantes. Os gestores dos quatro maiores municípios da região (Itaporanga, Conceição, Piancó e Coremas), estiveram presentes. O piancoense Sales Lima foi eleito na ocasião, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Piancó, que é mantido pelas prefeituras regionais consorciadas e a prefeita Marcília Mangueira, ficou na vice-presidencia junto a Sales.

Para a secretária da Amvap, há muito tempo não eram reunidos tantos prefeitos da região, já que a entidade estava desacreditada pela população do Vale do Piancó.

À frente da Amvap, pelo próximo biênio, José Walter se comprometeu a encabeçar uma gestão participativa e voltada para projetos que atendam às demandas de toda a região. “O Vale do Piancó está esquecido, hoje tem municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo na região. Queremos que a Amvap contribua para o desenvolvimento das cidades”, afirmou.

Para o prefeito Jairo Halley, de Serra Grande, o melhor plano seria equipar o Hospital de Itaporanga e conveniar mais ainda para que possa atender todo o Vale sem que seja preciso haver deslocamentos para maiores centros.

Outra proposta, esta para melhorar o funcionamento da entidade, veio do prefeito de Coremas, Antônio Lopes (PSDB). Ele sugeriu a descentralização das reuniões da Amvap, ou seja, que os encontros da associação sejam realizados em outros municípios do Vale, e não somente na sede, em Itaporanga.

Fonte: DiamanteOnline