ACESSOS AO BLOG

domingo, 21 de outubro de 2012

Aprolp, um desafio na estiagem

Djane Fábio - presidente da Aprolp

A APROLP- Associação dos produtores deleite de Piancó, que tem como atual presidente o agropecuarista Djane Fábio, diz que no momento está enfrentando um dos períodos mais críticos da sua administração; momento este ocasionado pela grande estiagem que assola o sertão.

"Para se ter ideia da gravidade do problema, no período das chuvas (que foi curto este ano), a Associação estava operando com 14 mil litros de leite ao dia, hoje toda produção dos associados não chega a 3.500 litros, uma redução de quase 70% da produção".

Diante do exposto, a nossa preocupação é diretamente com a situação dos criadores da região, pois sem alternativa para alimentar o rebanho que passa fome e sede, a tendencia é naturalmente um resultado negativo na produção do leite, ainda que uma pequena quantidade de ração esteja sendo enviada  a cada oito dias pelo governo estadual, é insuficiente para alimentar o rebanho.

Ainda assim estamos tocando na medida do possível; com redução de despesas e outras manobras. O período é critico, mas estamos avante com a colaboração do Governo estadual e do BNDS, que selaram parcerias com a Associação e propuseram a realização de alguns projetos, tais como a aquisição de cinco Tanques de Resfriamento no valor de 121.458,24 (Cento e vinte e um mil quatrocentos e cinquenta e oito reais e vinte e quatro centavos) e oito bombas de sucção, que através do processo de licitação estamos adquirindo e o funcionamento muito em breve da Cooperativa Agropecuária, para qual alguns recursos já foram liberados pelo BNDS. Declarou o presidente.

Zeca Alves