ACESSOS AO BLOG

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nota de Repúdio ao Conselho Universitário da UEPB


O vereador Pádua Leite (PT) apresentou, na última sessão da Câmara Municipal de Piancó, a Moção de Repúdio nº 001/2012 ao Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), representado pela magnífica reitora, Marlene Alves, por ter preterido o Vale do Piancó do processo de expansão do campus daquela Universidade.

Reitora Marlene Alves, apesar de ter nascido em Itaporanga, boicota o projeto de expansão da UEPB para o Vale do Piancó.

Segundo o vereador, o Conselho Universitário da UEPB, ao decidir sobre a implantação de um polo daquela Universidade nas dependências do Presídio do Serrotão preteriu o Vale do Piancó, única região do Estado da Paraíba que não oferece ensino superior aos seus estudantes, além de ter uma população estimada em 160.000 mil habitantes.

O vereador Pádua Leite (PT) disse que a implantação do polo da UEPB no presídio custará, segundo estimativa da própria  universidade, aos cofres públicos cerca de R$ 1.600.000,00 (hum milhão e seiscentos mil reais), enquanto a expansão para o Vale do Piancó custaria apenas R$ 1.300.000,00 (hum milhão e trezentos mil reais).

O vereador disse, ainda, que apresentará um requerimento na Câmara Municipal, no dia de hoje, requerendo a realização de uma audiência Pública com os prefeitos e vereadores do Vale do Piancó para debater o assunto e pressionar o Governo do Estado e a UEPB a instalar um campus na cidade de Piancó.

O vereador também levará um Requerimento à Assembleia Legislativa da Paraíba, onde coletará as assinaturas dos deputados Branco Mendes, Wilson Braga, Gervásio Maia Filho, Caio RobertoToinho do Sopão, Ricardo Marcelo e Troccoli Júnior (deputados votados no Vale do Piancó) para promover audiência pública naquela Casa Legislativa, a ser realizada na cidade de Campina Grande - PB, preferencialmente no auditório da própria UEPB, para debater a expansão para o Vale do Piancó, convocando o Conselho Universitário e a sua reitora.


"Se cruzarmos os braços essa UEPB nunca chegará ao Vale do Piancó. Esses prefeitos deveriam ter vergonha na cara e encarar essa luta como prioridade educacional de nossa região. Não vejo nenhum deles se manifestar. É como se a UEPB fosse um obstáculo aos seus planos políticos de perpetuar eles e seus descendentes nos cargos de prefeito. É preciso também que o Povo exija de seus políticos atitudes sérias e comprometidas com todo o Vale do Piancó e seus habitantes. Eles tem a obrigação de lutar por esse projeto.  Ninguém aguenta mais testemunhar o sofrimento dos estudantes do Vale do Piancó em ter que pagar para estudar em Patos e não se oferecer o básico para se conquistar o sonho de chegar ao ensino superior. Se não querem lutar, então, deem instrumentos para que outros lutem. Financiem transporte (ônibus) e alimentação para que os estudantes participem das atividades. Façam, no mínimo, isso!" Alfinetou o vereador Pádua Leite (PT).

Nenhum comentário: