ACESSOS AO BLOG

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Postura Política


 
O vídeo mostra o discurso de posse do vereador José Bráulio de Souza Júnior (PDS), conhecido por Dr. Rato, proferido no dia 1º de janeiro de 2009 no plenário da Câmara Municipal de Piancó, quando se comprometeu ser fiel ao Povo de Piancó e aos seus partidários em se manter na oposição à prefeita Flávia Serra Galdino.

Em outubro/2010, o Dr. Rato não resistiu aos encantos do Poder e abandonou o bloco oposicionista, sem qualquer justifica, para se incorporar ao bloco da prefeita. O que antes ele combatia; passou agora a defender. Três meses depois, elegeu-se presidente da Câmara Municipal de Piancó, com os votos dos vereadores Christhiane Remígio, Tota Militão, Paula e Antônio Leite.

Este ano, que é ano de eleições municipais, cabe ao Povo de Piancó julgar a sua postura política.

A Seca no Sertão


O sertão paraibano atravessa mais uma de suas terríveis seca. Uma seca que seca a garganta e abafa o grito de sede do sertanejo; sede de justiça, sede de políticas voltada para o seu desenvolvimento estrutural.

A falta de chuvas no sertão não é o pior problema para o sertanejo; aliás, as chuvas no sertão sempre foram evasivas, poucas ou inexistentes; ação propicia para o chamado “Indústria da seca”, onde políticos mal intencionados negociam um copo d’água com o valioso voto dos sertanejos.

Foi sempre assim; a seca do sertão serviu e serve como pano de fundo para fabrica de votos. Um Oasis, um poço, uma lágrima, uma esperança seca. Faça-me seu presidente, seu governador, seu prefeito com isso fará chover na sua roça. Tantas promessas assim não são de se estranhar o que disse D. João VI, que, empenharia ou venderia as jóias do Palácio, para que os nordestinos não morressem de fome e sede. Vem de longe a hipocrisia política para com o sertão.

Mais do que chuva, os nordestinos precisam de uma política cultural e econômica, para que lhes dêem oportunidade de trabalho e meios de tirar do solo o liquido tão necessário para sua sobrevivência. O sertão é um Oasis. Há água por todo solo, o que falta é o interesse dos governantes de oferecer ferramentas adequadas para a exploração.

O sertão não é seco e nem ingrato. O sertão é uma espera infinita das águas que escorreram dos seus rios inundando os mares.

Zeca Alves

domingo, 29 de abril de 2012

Vereador Pádua Leite participa do Orçamento Democrático Estadual em Itaporanga e provoca polêmicas


Na última sexta-feira, O Governo Estadual realizou a 2ª Plenária do Orçamento Democrático Estadual da 7ª Região (Vale do Piancó) na cidade de Itaporanga, com a presença do governador Ricardo Vieira Coutinho e de vários secretários de Estado, além do deputado estadual Branco Mendes.

E Piancó, nada!!!

E Piancó, nada!!!

De início, o governador Ricardo Coutinho fez um balanço do que fora investido no Vale do Piancó até abril deste ano, a exemplo da pavimentação asfáltica das rodovias estaduais Piancó-Coremas; Pedra Branca, Igaracy-Aguiar, São José de Caiana, Conceição-Bonito de Santa Fé, além de recursos para saneamento básico, saúde, educação, segurança pública, etc.

governador assina vários convênios para o Vale do Piancó

Terminada sua falação, o governador assinou ordens de serviços que previam investimentos para o saneamento básico para as cidades de Itaporanga, Igaracy e Santana de Mangueira, além de assinar várias ordens de crédito para beneficiar comunidades rurais.

Joval Leite pede a implantação da UEPB para Piancó e investimentos para zona rural

Depois, o microfone foi aberto para os cidadãos comuns, onde Piancó foi representado por Joval Leite e Damiana, que pediram a UEPB para Piancó e investimentos para zona rural do município.

No final, o governador Ricardo Coutinho recebeu a informação das prioridades escolhidas pelo povo do Vale do Piancó (saúde, educação e saneamento básico) e, depois, falou da importância do orçamento democrático estadual e se comprometeu em direcionar mais recursos para a região do Vale do Piancó.

Campus da UEPB em Piancó

Indagado pelo vereador Pádua Leite (PT) por que não direcionava recursos do orçamento para a expansão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para Piancó, o governador respondeu que já teria feito isso, mas infelizmente a UEPB tem autonomia financeira e administrativa para decidir a questão. Se dependesse dele governador a UEPB já tinha instalado o seu campus em Piancó.

Transporte escolar dos estudantes da zona rural

Estudantes protestam pela falta de transporte escolar

O vereador Pádua Leite (PT), juntamente com a presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Piancó (AMESP), estudante Aliane Bexior, abordou a Secretária Executiva da Educação, Dra. Márcia Lucena, sobre a ausência de transporte escolar dos estudantes da zona rural desde fevereiro/2012. A secretária, taxativamente, afirmou que a culpa era única e exclusiva da prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino, porque se negara a assinar o convênio para garantir o transporte escolar. Ela disse, ainda, que Piancó é o único município da Paraíba que não assinara o convênio e disse que enviara dezenas de ofício à Prefeitura Municipal para que a prefeita comparecesse para formalizar o convênio, além de ter falado com a mesma por diversas vezes, mas mesmo assim a prefeita não assinou o convênio e não dera qualquer justificativa. Disse, ainda, que estaria na próxima semana em Piancó para tentar convencer a prefeita a assinar ou transferir o convênio para uma escola ou associação comunitária. 



O vereador Pádua Leite (PT), tentando resolver o impasse, abordou a própria prefeita Flávia Galdino sobre o problema tendo a mesma dito que não tinha culpa e remeteu a responsabilidade para a Secretaria Estadual da Educação, onde, segundo ela, se negara a formalizar o convênio com o município de Piancó.

O vereador Pádua Leite (PT), diante dos depoimentos conflitantes, acreditou que a questão poderia ser resolvida ali mesmo se pudesse colocar a prefeita e a secretária executiva frente a frente, com o testemunho da representante estudantil. E foi o que aconteceu. Diante da prefeita, a secretária confirmara tudo que já havia dito e a prefeita, da mesma forma, negando tudo aquilo, chegando ao ponto de dizer que nunca foi sequer procurada pela Secretaria da Educação e que jamais se negara a assinar qualquer convênio. Desmentido de um lado e semblante de surpresa de outro lado, o vereador Pádua Leite interveio na discussão e propôs um acordo para resolver o problema, eis que não adiantava procurar culpados, pois os únicos prejudicados no "empurra-empurra" era os estudantes que ainda estão sem o transporte escolar desde o início do ano letivo. Propôs, então, que a secretária executiva e a prefeita marcassem uma data para formalizar a assinatura do convênio. Todos concordaram em finalmente resolver o problema na próxima semana e a prefeita se comprometeu a assinar o convênio na presença do vereador e dos estudantes da zona rural. A prefeita reconheceu o trabalho do vereador Pádua Leite e estendeu-lhe a sua mão para agradecer a sua intervenção no impasse criado naquele momento, se comprometendo a cumprir o que fora acordado naquele momento.

Cultura

Pádua Leite com o cantor Chico César (secretário de estado da Cultura/PB)

O vereador Pádua Leite (PT) conversou com o secretário estadual da Cultura, cantor Chico César, sobre a possibilidade de investimento da Secretaria na área cultura do município de Piancó, mostrando-lhe a realidade de Piancó que não tem qualquer ação governamental, seja municipal ou estadual, de investimento na cultura, obrigando muito dos jovens piancoenses a ter com única opção de lazer a mesa de bar e o alcoolismo. O secretário disse que nunca foi procurado pela prefeita de Piancó e disse que poderia firmar convênio com associações para implementar projetos de cultura no município. O secretário se dispôs a receber o vereador Pádua Leite em João Pessoa para fins de firmar convênio com qualquer associação. O vereador marcou o encontro para a próxima semana, onde irá levar os documentos necessários para formalizar convênio. Antes irá procurar a Associação Universitária de Piancó para formalizar esse convênio e trazer investimentos culturais para o Município. O secretário conversou com Chico Jó sobre a trilha da Coluna Prestes.

UTI do Hospital Regional Wenceslau Lopes

O vereador Pádua Leite (PT) se dirigiu ao secretário estadual da Saúde, Dr. Waldson Dias de Souza, perguntando sobre a conclusão das obras da UTI no Hospital Wenceslau Lopes. O secretário respondeu que a UTI já se encontra pronta e que não está funcionando ainda por falta de profissionais especializados em UTI. O vereador disse que só acreditava na informação se pudesse entrar no Hospital, tendo o secretário chamado Neguinha Tomaz para presenciar a autorização de o vereador entrar no Hospital. 


Provocação


Neguinha Tomaz quando viu o vereador Pádua Leite com o secretário se dirigiu aquele e disse que não desse ouvido ao vereador pois ele era louco. O secretário, surpreso com a provocação, pediu a mesma que se mantivesse calma, pois ninguém estava questionando isso, mas a autorização de o vereador entrar no Hospital Wenceslau Lopes e fiscalizar a UTI. 


Trabalho voluntário no Hospital


O vereador perguntou, então, ao secretário qual o cargo que a Neguinha Tomaz ocupava no Hospital Wenceslau Lopes pois fora exonerada no último 05 de abril. O secretário disse que ela fora exonerada e, agora, estava prestando serviço voluntário no Hospital. o vereador disse  que voluntários não tem poder de mando e que isso não poderia acontecer. O secretário disse que é uma decisão de governo e que não iria discutir assuntos de sua pasta com o vereador petista. O vereador disse que iria tomar providências jurídicas contra o voluntariado da Neguinha Tomaz, pois a mesma estava fazendo era política dentro do Hospital, tentando angariar votos com a realização de serviços públicos pagos pelo Governo Estadual.


Cirurgias eletivas de cataratas


O vereador perguntou ao secretário sobre quem estava pagando as cirurgias de catarata no Hospital, vez que a "voluntária" estava divulgando aos pacientes que a prefeita era quem estava bacando os valores das cirurgias. O secretário disse que quem estava pagando era o Governo Estadual em parceria com a Prefeitura de Piancó. 


A Cartilha da Corrupção e a internação no CAPS


Muito nervosa, a "voluntária" do Hospital Wenceslau LopesNeguinha Tomaz, aconselhou o vereador a se atualizar na legislação da saúde, pois ele não entendia nada de saúde, oferecendo até uma cartilha ao mesmo e o CAPS para se internar. O vereador, não aceitando a provocação da "voluntária", disse que a única cartilha que a gestão Flávia Galdino entende é a Cartilha da Corrupção e, de logo, perguntou a "voluntária" onde fora parar o mamógrafo e tomógrafo comprado pelo município de Piancó por R$ 320.000,00, em janeiro/2010, e até agora não fez um exame sequer. A "voluntária" simplesmente ficou sem palavras. Quanto ao CAPS, o vereador aconselhou a "voluntária" a primeiro pagar aos funcionários que ali trabalham pois estão há mais de quatro meses sem receber e se tem alguém que precisa ser  internada era ela mesma, eis que emprestara seu nome à prefeita para ela comprar um veículo por R$ 280 mil, uma Land Rover. Isso sim é coisa de louca... 


O secretário e o vereador Pádua Leite (PT) se retiraram para acabar as provocações. A "voluntária", de tão contrariada, correu para prestar pedir socorro à sua prefeita.

Pádua conversa com o governador Ricardo Coutinho

Já na saída do Ginásio, o vereador Pádua Leite (PT) conseguiu falar com o governador, onde o parabenizou pela implantação do Orçamento Democrático, manifestando a sua adesão à forma de governar, a exemplo de se encontrar em todas as plenárias e conversando com o Povo, diferentemente de outros gestores públicos que se escondem em suas mansões ou gabinetes e se distanciam do Povo. A prefeita Flávia Galdino ouvia atentamente a conversa entre os dois. O vereador petista disse, ainda, ao governador que nenhum governo investiu tanto no Vale do Piancó como o do governador Ricardo Coutinho. O governador ouviu atentamente o vereador Pádua Leite e agradeceu os elogios, garantindo que iria continuar governando o estado da Paraíba desse jeito até o término de seu mandato e iria investir muito ainda no Vale do Piancó. O vereador se despediu do governador com um abraço e um aperto de mão, se comprometendo a apoiar as suas iniciativas em prol do bem-comum.

Presenças

Além do vereador Pádua Leite (PT), compareceram a reunião plenária do Orçamento Democrático a prefeita Flávia Galdino, a "voluntária" Neguinha Tomaz, a secretária de ação social, Peta de Evandro, a procuradora do município, Suely Azevedo, o vereador licenciado Antônio Leite, o presidente do Piancó Clube, Zé Azevedo, o historiador Chico Jó, Salviano Bica, o presidente da ONG S.O.S. Rio Piancó, Zé Filho, a presidente da AMESP, Aliane Belxior, além de estudantes, agricultores e presidentes de associações de bairro e da zona rural.

Zé Filho e Chico Jó

Salviano Bica procurou investimentos para Piancó

Damiana, em companhia de outros representantes de Piancó..

sábado, 28 de abril de 2012

Obrigado, internautas, pela preferência...


Ultrapassamos
137.000
acessos

O Blog do Pádua Leite é o mais acessado na cidade de Piancó...

Uma Bancada de vereadores de "joelhos" para a prefeita de Piancó...

Dr. Rato: vereador-presidente da Câmara Municipal de Piancó

O vereador Pádua Leite (PT) apresentou à Câmara Municipal de Piancó os Requerimentos nº 016/2012 e 017/2012. O primeiro requer a relação de todos os profissionais que prestam serviços na área da saúde do município, acompanhada de cópias de diplomas. O segundo solicita informações ao Hospital Regional Wenceslau Lopes sobre o número de óbitos ali ocorridos no período de janeiro/2011 a abril/2012, constando o nome dos pacientes, a data da morte e a patologia que motivou o óbito.

Neném de Fandinga: Líder da bancada de vereadores da prefeita

O objetivo dos requerimentos, segundo o vereador, seria apurar denúncias de que alguns profissionais na área de saúde de Piancó não estão habilitados para exercer a função, pois ainda não concluíram os seus cursos universitários. Há informações da existência de que esses estudantes estariam se passando por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fato este que tem causado a morte de muitos pacientes naquele Hospital Regional.

vereador Tota Militão
Os requerimentos poderiam preocupar qualquer cidadão comum não só de Piancó mas de todo o Vale, eis que qualquer um poderia "cair nas mãos" desses pseudos profissionais, mas, no entanto, a denúncia não sensibilizou os vereadores Christhianne Remígio, Tota Militão, Paula Francisca e Neném de Fandinga, que, simplesmente, rejeitaram as duas proposições e obstacularam o acesso às informações que pleiteava o vereador petista. A deliberação dos requerimentos ocorreu na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Piancó, realizada na última quinta-feira.

vereadora Francisca de Paula...

As pessoas que se encontravam na galeria da Câmara Municipal ficaram indignadas com tamanha submissão dos cinco vereadores, eis que votam contrário a qualquer proposição que diz respeito à gestão da prefeita Flávia Serra Galdino, principalmente se elas forem apresentadas pelo vereador Pádua Leite.

vereadora Christhianne Remígio
"É lamentável o que ocorre na Câmara Municipal de Piancó, pois temos cinco vereadores que estão de "joelhos" perante à prefeita Flávia Galdino e votam contra em toda preposição que possa contrariá-la, mesmo que seja de interesse da população. Exemplo são esses dois requerimentos apresentados. O que impede um vereador ter acesso às informações. Se a gestão fosse transparente faria tudo para mostrar que este vereador está equivocado. Mas quando rejeitam o requerimento estão comprovando de que as denúncias tem fundamento e precisam ser apuradas. Irei acionar o Ministério Público para apurar o absurdo dessas mortes ocorridas no Hospital Wenceslau Lopes, independentemente, da vontade desses vereadores submissos. Quanto a estes, só espero que o Povo dê a resposta nessas eleições, elegendo gente que tem compromisso coletivo e não use os cargos para conseguir benesses pessoais." Disse o vereador Pádua Leite (PT).

Outras condutas submissas dos vereadores

Os vereadores da base de sustentação da prefeita Flávia Galdino, Dr. Rato (este vota contra quando a votação exige voto de minerva)Christhianne Remígio, Tota MilitãoPaula Francisca e Neném de Fandinga votaram contra as seguintes proposições:

Emendas orçamentárias que previa os seguintes benefícios à população: 1) calçamento dos Bairros Campo Novo, Antônio Mariz e Padre Luciano; 2) ajuda financeira à Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Piancó (APNEMP), 3) construção do monumento da fundação da Igreja Católica em Piancó, 4) construção de praça destinada à prática de caminhadas na Rua Santo Antônio, 5) calçamento da Rua Nivaldo Amorim no Bairro da Caixa D'água; 6) calçamento da Rua Pedro Inácio Liberalino no Bairro da Caixa D'água; 7) ajuda financeira a ONG Aliança com Deus; 8) calçamento das ruas José Estevam Leite e Maria de Lourdes Freitas Dantas e 9) Duodécimo da Câmara Municipal de Piancó (o cálculo matemático da verba duodecimal apontava para R$ 700.000,00 anuais, eles votaram para ser R$ 420.000,00).


Os cinco vereadores da prefeita votaram contra a emenda que previa construção de monumento que lembrava os duzentos anos da primeira Igreja Católica de Piancó







Audiência Pública para discutir e debater a constante falta d'água no Bairro do Mutirão, Campo Novo, Padre Luciano e Antônio Mariz.

Requerimentos que visem obter cópias dos processos licitatórios de concursos públicos, Cozinha Comunitária, UPA 24 horas, etc.

Projetos de Lei que obriga a convocação imediata de aprovados em concursos públicos.

Por isso, os vereadores de oposição sempre tem convocado a população para comparecer à Câmara Municipal de Piancó para testemunhar a atuação parlamentar submissa desses cinco vereadores, o que envergonha o Poder Legislativo Municipal.

Vereador Pádua Leite pede inspeção técnica na ponte sobre o Rio Piancó...


Ponte sobre o Rio Piancó...


Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Piancó (26/04/2012), o vereador Pádua Leite (PT) apresentou o Requerimento nº 019/2012, solicitando ao Superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) no Estado da Paraíba, Dr. Gustavo Adolfo Andrade de Sá, que determine seja procedida inspeção técnica na ponte sobre o Rio Piancó, localizada na BR 361, que liga os municípios de Piancó e de Itaporanga.


Segundo o vereador, a ponte encontra-se com várias rachaduras que podem comprometer a sua estrutura e, em consequência, dar causa a acidentes automobilísticos ou vitimar pedestres.

O Requerimento foi aprovado, a unanimidade dos votos, pela Câmara Municipal de Piancó. Votaram favoráveis ao pleito do vereador petista: Cotil (PP), Souzinha (PMN), Waguinho (PP), Christhianne Remígio (PSD), Neném de Fandinga (DEM), Tota Militão (PSD) e Francisca de Paula (PSD), além do próprio vereador propositor da matéria. 

Força, Shaolim!!!


Shaolim imitando Michael Jackson


Em janeiro de 2010, o humorista Francisco Jozenilton Veloso, conhecido por Shaolim, esteve em Piancó para promover um show de humor nas dependências do Piancó Clube.

O show de Shaolim contagiou a multidão que se fez presente ao Piancó Clube, onde os seus personagens promoveram gargalhadas de todos os piancoenses.

Shaolim dizia que promovia esses shows ao preço de R$ 10,00 (dez reais) o ingresso individual porque queria dar oportunidade aos habitantes des cidades pequenas de assistir aos seus shows e, quem sabe, descobrir talentos em sua caminhada. Ele afirmou naquela ocasião que o ingresso de seus shows em grandes centros não ficava por menos de R$ 80,00 (oitenta reais).

O Piancó Clube lotado assistiu ao show de um dos maiores humoristas do Brasil, o nosso Shaolim, e deixou saudades...

Um ano depois, precisamente no dia 18 de janeiro de 2011, um acidente automobilístico, ocorrido na BR 230 nas proximidades de Campina Grande, tirou a alegria e o humor dos palcos e, ele, hoje luta não só para fazer sorrir, mas voltar a viver.

Blog do Pádua Leite homenageia o nosso Shaolim para que muitos piancoenses rezem/orem para ele, rogando ao nosso bom Deus que lhes conceda saúde, resistência, perseverança e coragem para enfrentar esse desafio que o deixou em coma por mais de um ano e três meses.

Abaixo, recordemos os momentos de alegria proporcionados por um dos maiores humoristas do Brasil. As fotos abaixo ilustram o contágio que Shaolim proporciona aos que podem e puderam desfrutar de sua companhia: 



Shaolim imitando o cantor Luiz Gonzaga..

Shaolim imitando o cantor Leonardo
Shaolim imitando a cantora da Banda Callypso

Plateia do show de Shaolim no Piancó Clube

Após o show, o humorista nos brindou com a sua presença na residência de Mabel Montenegro, onde tivemos a oportunidade de conversar, rir, cantar e até discutir assuntos de política.

Shaolim e Pádua

Shaolim e Ângelo Filho

O cantor Fabrício canta com Shaolim músicas de gostoso repertório
Reginaldo Rosa Show e Shaolim

Shaolim e Alisson (AABB)
Shaolim e Euda Maria

Shaolim e Dodinha fazem show de humor juntos...

Shaolim e sua equipe brincam com José

O tempo passa...

O Blog Pádua Leite irá a partir de hoje postar fotos que registraram momentos do passado. Muitas delas, irão emocionar, causar indignação e, certamente, saudade de um tempo que já se foi. Se, como já dizia o poeta, "recordar é viver", neste momento, iremos fazer a sociedade piancoense recordar vários momentos que ilustraram a nossa própria história.

Hoje, mostraremos, alguns momentos do guerreiro Gil Galdino...

























Amanhã, é dia de A Voz da Oposição na Rádio Cidade...

Antônio Dantas é pré-candidato a prefeito de Piancó


Amanhã, o programa A Voz da Oposição, transmitido pela Rádio Cidade de Piancó, entrevista o ex-vice-prefeito de Piancó, Antônio Dantas, e o advogado João Batista Leonardo.

Antônio Dantas é pré-candidato a prefeito de Piancó e João Batista almeja disputar o cargo de vereador nas próxima eleições municipais.



advogado João Batista pretende concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Piancó...

O programa terá como âncora o jovem advogado Yurick Lacerda, que irá substituir o ex-vereador Sérgio Paulo Lacerda.

No programa, os entrevistados irão debater e discutir a situação caótica do município de Piancó, como também irão contar as suas experiências políticas e apresentar propostas sobre os problemas do município.

Não percam, amanhã, a partir do meio dia"""