ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Viúva e filhos de Babá Teotonio lamentam o estado de abandono em que se encontra o antigo Casarão dos Leite em Piancó

Em recente matéria do jornalista Zeca Alves, publicada neste Blog e repassada ao Blog de Tião Lucena www.blogdotiaolucena.com.br/

Os irmãos Olivia, Joana Paula Teotonio e Ademar Teotonio Filho, filhos do saudoso deputado Babá Teotonio, bem como a viúva de Babá, Glaucia Bronzeado, enviaram ao blog três comoventes depoimentos expressando a dor e a tristeza pelo estado em que se encontra a casa onde eles nasceram em Piancó, comprada pela Prefeitura para nela funcionar um Centro da Juventude e que hoje se encontra em ruínas, porque o poder público assim o quis. Vale a pena ler, sem maiores delongas, o que dizem os filhos e a viúva de  Dr. Babá:
Ademar Teotonio Filho
E-mail: ademarteotoniofilho@gmail.com
Caro amigo tiao, Vimos com indignação a destruição da nossa casa em Pianco. Já tomamos conhecimento do descaso da prefeitura municipal, que tem como gestora a Sra. Flávia Galdino (que além de responder por vários processos), chegou ao cúmulo de depredar um dos maiores patrimonios da família Leite Ferreira e porque não dizer do povo piancoense. Pianco não merecia ter uma gestora incompetente como esta senhora, a ponto de deixar desmoronar um património tão importante para a cultura local. A nossa família merecia mais respeito pelo que Ademar Teotonio (BABA) e seus antecedentes representaram com tanta dignidade e honradez. Fique certo amigo Tiao que a nossa família irá tomar todas as medidas cabiveis e necessárias para que gatos iguais a este não mais aconteça. Agradecemos desde já a sua atenção e o carinho que sempre demonstrou ter pelo nosso inesquecível Ademar Teotonio (Dr. Baba). Glaucia Bronzeado Teotonio e filhos.
Joanna Paula Bronzeado Teotonio
E-mail: joannabronze@hotmail.com
É com os olhos cheios de lágrimas que vejo a situação em que se encontra "O CASARÃO DA FAMÍLIA LEITE". Eu como filha do saudoso Ademar Teotonio (DR. Babá) sei do carinho e do amor que ele mantinha por Piancó e por seu povo,pois foi esse amor que ele nos ensinou. Há 6 anos não passamos sequer pela rua do casarão, são tantas lembranças ainda vivas em nossos corações que não temos ainda coragem de por lá passar. Mas vendo a situação em que ele se encontra, o coração aperta, já que não consigo entender como um patrimônio como este, que já foi palco de tantos momentos históricos , não só da cidade, do estado , mas de nosso País, chega a uma situação como esta em tão pouco tempo. Lembro da alegria de meu pai em receber os amigos na mesa grande, na cadeira de balanço colocada na calçada e no seu sonho de um dia poder deixar para essa cidade um Centro de Cultura, pois foi essa a única exigência feita por ele na venda do casarão, ainda contra nossa vontade, preferiu vende-la a um preço infimo e ver seu sonho realizado a deixá-lo apenas para nós, porque seu grande coração não permitia manter apenas para alguns o que achava que deveria ser para todos. Não sei de quem a culpa ou se há culpados, o que sei é que existem pessoas que não conseguem enxergar o mal que a falta de cultura e educaçao pode fazer a um povo. E que faltam mais pessoas como BABÁ TEOTONIO na política da Paraíba. Joanna Paula Teotonio.
Olivia Teotonio
E-mail: oliviabronze@hotmail.com
Caro Tião, Escrevo a você com lágrima nos olhos. Sou a filha caçula de Babá Teotônio. Passei a infância, minha e de meus irmãos, nessa casa, que mais que uma residência era um patrimônio histórico da Paraíba. Lá presenciei grandes encontros políticos...decisões que mudaram a política, e, porque não dizer, a vida de muitos paraibanos. Foram tomadas entre as paredes dessa construção que hoje não consigo reconhecer. Lembro bem quando meu pai, em 1998, vendeu essa casa. A profunda tristeza que toda a nossa família ficou quando vimos que seria a venda daquele nosso recanto inevitável. Painho estava passando por um tratamento de câncer, em São Paulo, e já tínhamos nos desfeito de quase tudo o que possuíamos para salvar-lhe a vida. Restou a casa de Piancó. Lembro bem que a venda foi realizada por um valor até baixo, pois ele não queria repassar-lhe a um particular. Vendeu à Prefeitura de Piancó, cujo prefeito na época era Gil Galdino, com a condição de a prefeitura utilizar a residência, que meu pai chamava de SOLAR DOS LEITE, com projetos sociais voltados para os piancoenses.Tião, Sou leitora assídua do seu blog, assim como os meus irmãos. Ademar, meu irmão mais velho me ligou hoje às 8h para conversar. Achei estranho...percebi que havia algo de errado. Estou grávida e não estou podendo passar por emoções muito fortes. Como meu irmão sabe que todos os dias olho seu blog, quis me avisar para eu não ser pega de surpresa com essas fotos. Fez bem...Espero que os governantes da cidade, que hoje tratam com tanto descaso a memória do meu pai, não tenham o desprazer de mais na frente ver sua história sendo tratada com tanto desprezo. E digo isso de coração, porque a dor que eu e minha família estamos passando hoje, vendo todo esse descaso, eu realmente não desejo a ninguém. Tião, desculpe-me pelo desabafo, mas eu precisava falar.

Zeca Alves
zecaalves2008@hotmail.com

Nenhum comentário: