ACESSOS AO BLOG

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Artistas dizem Nego à bandeira da Paraíba e querem mudá-la


antiga bandeira do Estado da Paraíba


Reunidos em torno do Movimento Cultura do Viradouro, artistas paraibanos vão deflagrar no próximo dia 5 de agosto, aniversário da Capital da Paraíba, uma campanha em favor da mudança da bandeira do Estado.
 
A campanha já ganhou a Internet após veiculação de um vídeo, conduzido pelo ator paraibano e ex-presidente da Funjope, Luiz Carlos Vasconcelos. Para o grupo, a bandeira atual, que traz referências aos fatos de 1930, com a postura política e morte do ex-presidente João Pessoa, não represente por completa a simbologia de um estado que tem mais de 400 anos.
 
Para eles, além de ser muito específica, a bandeira atual, diferente da antiga (foto acima), traz apenas elementos negativos. A palavra “Nego”, e as cores vermelho e preto, representando sangue e luto. “Não me sinto à vontade de carregar uma bandeira cujos elementos são símbolo de negatividade”, diz o ator.
 
Além da bandeira, a discussão passa também pela mudança do nome de João Pessoa, tema ainda mais polêmico. (É pra matar o vereador Fernando Milanez -parente de João Pessoa- do coração).
 
O Movimento Cultural Varadouro promoverá, no próximo dia 05 de agosto, aniversário de 426 anos da capital, o projeto "Nossa Bandeira é a Cultura", um dia de reflexão e celebração ao fortalecimento da identidade cultural paraibana, da produção local e dos artistas da terra.
 
“Vamos refletir sobre a nossa história e saber se é essa bandeira que queremos”, finaliza Luiz Carlos Vasconcelos.
 
Fonte: site do Luiz Torres (www.luistorres.com.br)

Nenhum comentário: