Sales Lima (pré-candidato a prefeito) e Edvaldo Caldas (pré-candidato a vice) |
Na manhã de ontem, os 16 (dezesseis) partidos que compõem o bloco de oposição decidiram formar a chapa que irá disputar o pleito eleitoral municipal em outubro deste ano. A chapa será encabeçada por Sales Lima (prefeito) e Edvaldo Leite de Caldas (vice-prefeito).
Na reunião de manhã, realizada na residência do Dr. Paulo Barbosa, os presidentes dos Partidos, em votação aberta, escolheram pelo placar de 8x5 em favor da candidatura do atual vice-prefeito Sales Lima, que obteve oito votos. O ex-vice-prefeito Antônio Dantas obteve cinco votos. O vereador Pádua Leite (PT) preferiu se abster da votação, alegando que também seria candidato a prefeito, em caso de uma ruptura do grupo. Não participaram da votação os dois candidatos Sales Lima e Antônio Dantas.
Antes de iniciada a votação, foi analisada uma pesquisa encomendada pela oposição, onde Antônio Dantas liderava a pesquisa, batendo todos os demais candidatos. Após a análise da pesquisa foi discutido pelo grupo a questão de vencer as eleições, estrutura de campanha e popularidade dos candidatos.
Os que defendiam a candidatura de Sales Lima disseram que o atual vice-prefeito traria votos da situação, enquanto Antônio Dantas já não teria obtido êxito na campanha de 2008, acreditando que em nada somaria sua candidatura à oposição em termos de votos. Em relação ao desempenho de Sales Lima na pesquisa, alegaram que o mesmo se lançou candidato a pouco tempo e não teve tempo para trabalhar a sua candidatura, diferentemente de Antônio Dantas que já se lançou candidato há quase quatro anos.
Os que defendiam a candidatura de Antônio Dantas, defesa feita por ele mesmo, alegavam que os números da pesquisa representavam a vontade popular e que a sua postura pública significa muito para a escolha do eleitor piancoense. No entanto, por mais que provocado, Antônio Dantas não mostrou claramente qual seria a sua estrutura de campanha.
Em certo momento da reunião, fizeram uma pergunta aos dois postulantes: Você poderia ser o vice, caso perdesse na votação? Sales Lima respondeu que poderia ser o vice de Antônio Dantas. Já Antônio Dantas disse que não abriria pra ninguém.
Terminada a discussão, cada presidente de Partido justificou o seu voto, mostrando as razões da sua escolha.
Os representantes dos Partidos votaram da seguinte forma:
Votaram em Sales:
1) Salviano Bica (PV);
2) Antônio Azevedo Xavier (PRN);
3) Carlos Brasilino (PT do B);
4) Joca Brasilino (PP);
5) Guilherme Montenegro (PRTB);
6) Djalminha (PPS);
7) Didi da Ótica (PMDB);
8) Edvaldo Leite de Caldas (PSDB).
Votaram em Antônio Dantas:
1) Sousinha (PMN);
2) André Soares Galdino (PSC);
3) Alcycleide Lacerda (PC do B);
4) Alan Cavalcanti (PR);
5) Marcílio Batista (PTB).
Abstenção:
1) vereador Pádua Leite (PT);
Não votaram:
1) Antônio Dantas (PSDC);
2) Sales Lima (DEM).
Ausente:
1) Ana Zélia (PRB)
Após a escolha do candidato a prefeito, passou-se a discutir a indicação do vice-prefeito. Joca Brasilino pediu a palavra e disse que o cargo de vice deveria ser da sua família, eis que tinha tradição e estava abrindo mão de uma candidatura certa para vereador. Ao final, disse que só abriria mão da indicação e o escolhido fosse o ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas. Perguntado a Edvaldo se aceitava a indicação. Edvaldo disse que aceitaria. O seu nome foi escolhido a unanimidade de todos os presentes.
Antes de terminada a reunião, o vereador Souzinha, revoltado, se retirou e convidou Antônio Dantas para acompanhá-lo. Os dois saíram da reunião decepcionados com a escolha e manifestaram a sua indignação.
Após a reunião, os líderes oposicionistas se dirigiram à Rádio Cidade FM de Piancó para participar do programa A Voz da Oposição, que teve o comando do ex-vereador Sérgio Paulo Lacerda. No programa falaram o Dr. Paulo Barbosa, o vereador Pádua Leite, Salviano Bica, Guilherme Montenegro, Sales Lima e Edvaldo Leite de Caldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário