ACESSOS AO BLOG

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Filhotes de Gambá, encontrados em Piancó, são encaminhados ao IBAMA

Ofício encaminhado pela Prefeitura de Piancó ao IBAMA

Na última segunda-feira (06/2), o Diretor  do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Piancó, ambientalista José Rodrigues Filho, encaminhou ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) sete filhotes de gambá, encontrados abandonados no Bairro do Piancozinho, ao lado de uma mãe gambá morta à pauladas.

ambientalista José Rodrigues Filho entregou pessoalmente os filhotes ao IBAMA

Conheça o Caso
(notícia veículada no site da ONG S.O.S. Rio Piancó)


Na manhã do último dia  25 de Janeiro, em visitas ao bairro Piancozinho na Cidade de Piancó-PB, os ativistas ambientais e integrantes da Secretaria de Infra-Estrutura e Meio Ambiente do Município de Piancó-PB, José Rodrigues Filho, Elenildo Abílio e Laércio, depararam-se com uma sena calamitosa, triste, cruel, covarde... Uma mãe Gambá morta, com sua cabeça visivelmente esmagada, ao lado uma enorme pedra supostamente usada pelo agressor. 

Os funcionários públicos ficaram horrorizados com a crueldade praticada ao indefeso animal de nome popular: Gambá ou furão. Nome científico: didelphis albiventris (Lund, 1840).




O que mais chamou atenção durante a abordagem, é que, a mãe Gambá tinha acabado de dar a luz a 8, filhotinhos (oito filhotes), um já sem sinais vitais, restando apenas sete, sem as mínimas condições de habilitar-se ao mundo silvestre, ou seja, indefesos.



Na oportunidade os procedimentos adotados pela equipe da SEINFRA aconteceram da seguinte forma, recolhê-los de forma adequadas, alimentá-los com orientações do Biólogo Dr. Ronilson José da Paz do IBAMA-PB, em seguida levá-los ao Centro de Triagem de Animais Silvestres CETAS-PB.
Fonte: S.O.S. Rio Piancó  

Nenhum comentário: