ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 14 de março de 2014

14 de março - Dia Nacional da Poesia


Em 14 de março é comemorado o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu nessa data.

Antônio Frederico de Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”. Ele lutou pela abolição da escravidão, além de ser um grande defensor do sistema republicano de governo.

Sua manifestação contra a escravidão ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, que faz um protesto contra a situação em que os negros viviam.

Castro Alves cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação nas sociedades estudantis. Seus versos foram considerados, mais tarde, os poemas líricos mais lindos do Brasil.

A poesia é um gênero literário que surgiu antes mesmo da escrita. Nos séculos antes de Cristo, quando as pessoas eram adeptas da cultura oral, a estrutura da poesia, com rimas e frases de tamanhos parecidos, facilitava a memorização e aprendizado das novas gerações.

Aqui no Brasil, a poesia começou com a colonização, no século XVI, sendo exercida pelos padres que chegaram com a Companhia de Jesus. Ao longo dos séculos, grandes poetas surgiram em nossa história, como Gregório de Matos, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e Cruz e Sousa. No século XX, auge da produção literária no Brasil, outros nomes marcaram a vida das pessoas com suas poesias, como Augusto dos Anjos, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Haroldo de Campos.

Nenhum comentário: