ACESSOS AO BLOG

sábado, 18 de outubro de 2014

Coluna do Pádua Leite (Eu Tenho Sofrido no Sábado!)

Resultados do primeiro turno no Vale do Piancó

Resolvi fazer um levantamento sobre o resultado das eleições deste ano em relação ao Vale do Piancó. A minha intenção é guardar como documento para cobrar dos políticos, durante os próximos quatro/oito anos, ações governamentais e políticas em favor do nosso Povo. Não deixarei que eles esqueçam que aqui foram votados e adquiriram a obrigação de lutar por toda a nossa Região. 

O Vale do Piancó é formado por 20 municípios: AGUIAR, BOA VENTURA, CATINGUEIRA, CONCEIÇÃO, COREMAS, CURRAL VELHO, DIAMANTE, EMAS, IBIARA, IGARACY, ITAPORANGA, NOVA OLINDA, OLHO D'ÁGUA, PEDRA BRANCA, PIANCÓ, SANTA INÊS, SANTANA DE MANGUEIRA, SANTANA DOS GARROTES, SÃO DE CAIANA e SERRA GRANDE.

Vamos aos números apontados na última eleição no primeiro turno no Vale do Piancó:

Eleitorado: 123.622
Abstenção: 26.459
Comparecimento: 97.163

Para Presidente


A presidente Dilma Rousseff (PT-13) ganhou em todos os municípios do Vale do Piancó. Obteve 61.906 votos. A sua maior votação foi em Itaporanga, que garantiu 7.856 sufrágios. Aécio Neves (PSDB) obteve 16.046 e Marina Silva (PSB) 10.125. Votos em branco: 2.212; votos nulos: 6.069; votos válidos: 88.882.

Para governador 

governador Ricardo Coutinho liderou no Vale do Piancó
Disputa apertada foi a eleição para o cargo de governador. Apenas 714 votos separam a maioria de Ricardo Coutinho (PSB/40) sobre o seu adversário Cássio Cunha Lima (PSDB). RC obteve 41.868; CCL, 41.154. Vitalzinho (PMDB) foi a grande decepção obteve apenas 2.531 votos. Ricardo Coutinho saiu-se vencedor em 11 cidades (Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Pedra Branca, Santa Inês e São José de Caiana). Cássio Cunha Lima venceu em nove (Aguiar, Catingueira, Emas, Ibiara, Olho D'água, Piancó, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e Serra Grande). Nas quatro cidades polos do Vale do Piancó, RC venceu em três (Conceição, Coremas e Itaporanga) e CCL apenas em Piancó. Itaporanga deu a maior votação ao governador: 6.900 votos. Votos em branco: 2.737; votos nulos: 8.572; votos válidos: 85.854.


Para Senador

Wilson Santiago, traído por Cássio, foi majoritário no Vale do Piancó

Para o Senado, Wilson Santiago (PTB) obteve 33.370, seguido por Lucélio Cartaxo (22.370) e Zé Maranhão (21.228). Wilson venceu em Aguiar, Conceição, Coremas, Curral Velho, Itaporanga, Santana de Mangueira, São José de Caiana e Serra Grande. Lucélio Cartaxo (PT) foi majoritário em Boa Ventura, Igaracy, Olho D'água, Pedra Branca e Santa Inês. Zé Maranhão (PMDB) em Catingueira, Diamante, Emas, Nova Olinda, Piancó e Santana dos Garrotes. A maior votação para senador foi em Conceição com 5.308 votos dados a Wilson Santiago. Um fato chama a atenção pelo número: em Olho D'água Zé Maranhão obteve 1.000 votos redondos. Votos em branco: 7.779; votos nulos: 11.512; votos válidos: 77.872.

Deputado Federal


Para deputado federal, Hugo Motta (PMDB) foi majoritário em seis cidades (Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Emas, Ibiara e Olho D'água), obtendo 13.881. Wilson Filho (PTB) ficou na segunda colocação liderando em quatro cidades (Aguiar, Santana de Mangueira, São José de Caiana e Serra Grande), obtendo 10.565 votos. O terceiro, Wellington  Roberto (PR) foi vencedor em três cidades (Curral Velho, Diamante e Pedra Branca), onde conseguiu 7.369. Em duas cidades (Coremas e Nova Olinda), deu Benjamim Maranhão. Nas outras cidades: Aguinaldo Ribeiro (Igaracy), Pedro Cunha Lima (Itaporanga), Efraim Filho (Piancó), Damião Feliciano (Santa Inês) e Veneziano (Santana dos Garrotes) foram majoritários. Votos em branco: 6.641; votos nulos: 2.743; votos válidos: 87.879.

Deputado Estadual

Branco Mendes
Para deputado estadual, Branco Mendes (PEN) e Dinaldinho (PSDB) foram escolhidos em três cidades. Branco Mendes em Aguiar, Ibiara e Serra Grande); Dinaldinho em Coremas, Curral Velho e Nova Olinda. Em duas cidades, Antônio Mineral (PSDB) liderou em Catingueira e Olho D'água; Lindolfo Pires (DEM) em Pedra Branca e Piancó; Gervásio Maia Filho (PMDB) em Santana de Mangueira e São José de Caiana; João Gonçalves (PSDB) em Conceição e Santa Inês. Nas outras, foram majoritários: Eva Gouveia (Boa Ventura), Edimilson Soares (Diamante), Jullys Roberto (Emas), Herculano Pereira (Itaporanga) e Nabor Wanderlei (Santana dos Garrotes). Votos em branco: 4.946; votos nulos: 2.703; votos válidos: 89.514.

Ingratidão

Ricardo Coutinho realizou o sonho de várias cidades do Vale do Piancó
Durante décadas, as cidades de Igaracy, Aguiar e Emas eram isoladas das demais cidades do Vale do Piancó pelo difícil acesso da estrada de barro, assaltos e, muita, poeira.

O governador Ricardo Coutinho prometeu e cumpriu tirar essas três cidades do isolamento determinando a pavimentação asfáltica de suas estradas. A promessa foi cumprida, mas tão-somente Igaracy foi grata ao governador quando, nas urnas do primeiro turno, dirigiu a maioria de seus votos (1.913). O seu opositor, Cássio Cunha Lima, obteve 1.710.

Enquanto as outras duas Aguiar e Emas não reconheceram, através dos votos, a promessa cumprida e a despesa pública para realizar o sonho de seus muitos habitantes. Aguiar e Emas preferiram votar em Cássio Cunha Lima, que governou a Paraíba por sete anos e, sequer, visitou essas cidades. Em Aguiar, Ricardo Coutinho obteve 1.340; Cássio 1.897, dando uma maioria de 557 votos. Em Emas, o governador obteve minguados 372 votos; o seu opositor, 1.643 votos, diferença de 1.271 sufrágios.

Eu, se fosse o governador, mandava as máquinas que construíram fazerem o trabalho inverso, destruiria tudo. Deixava que essas duas cidades ficassem isoladas para não contaminar o restante do Vale do Piancó com tamanha ingratidão. Ah, se eu fosse governador!!! Ingratidão de um povo mesquinho, tupiniquim e que não enxerga um palmo à frente do nariz. Claro que estamos falando desses incautos que preferiram optar em votar em um "ficha suja". Salvam-se 1.340 cidadãos em Aguiar e 372 em Emas. Se eu pudesse, só esses daí andariam na via asfáltica. Mandaria construir uma estrada de barro paralela para os outros trafegarem. Quem sabe com o tempo de tanto pó no rosto comecem a refletir sobre a importância do voto.


Desconforto do prefeito Sales Lima

Imaginem a situação do prefeito Sales Lima nessas eleições: o seu vice-prefeito, Edvaldo Leite de Caldas, apostou nas candidaturas tucanas do antibafômetro, Aécio Neves, do ficha suja, Cássio Cunha Lima, e do deputado carioca, Ruy Carneiro (PSDB) e votou no senador Wilson Santiago (aquele que tomou um ano do mandato de Cássio). O seu assessor jurídico, Marcílio Batista, votou nos tucanos Aécio Neves, Cássio Cunha Lima, Ruy Carneiro, Pedro  Cunha Lima (federal) e Dinaldinho (estadual), juntamente com o empresário da construção da Ciretran/PB, André Galdino. A coordenadora da UPA, Iraponira Dantas, apoia os tucanos e, ainda, nas redes sociais promove uma campanha mentirosa contra os candidatos do prefeito (Dilma e Ricardo). A Coordenadora da Casa da Cidadania, Eliane Lacerda, seguindo o discurso da tucanada, alfineta e faz campanha contra Dilma. O secretário da Agricultura, Adailton Pereira, não diz e nem mostra em quem vota, é mistério para lá de Bagdá. Paulo Barboza saca o seu vereador Pedro Aureliano da Câmara Municipal e substitui pelo eterno suplente Neném de Fandinga para fazer oposição ao prefeito e, ainda, dizer impropérios na tribuna daquela Casa Legislativa. O advogado Júnior Remígio também não deixou por menos. Votou em Herculano Pereira (candidato a deputado estadual) e na tucanada geral. O deputado federal eleito, Efraim Filho, abriu comitê do candidato tucano a presidente em Joaõ Pessoa. E, por último, vários ocupantes de cargos comissionados não escondem o desejo de assinalar o nome do antibafômetro e Lei Maria da Penha, Aécio Neves, nas urnas, só para contrariar o prefeito que vota em Dilma Rousseff.

Aconselho o prefeito a adotar a postura da ex-prefeita Flávia Serra Galdino. Com ela, ou se é aliado; ou se é adversário. Nem se juntam e nem se misturam. Agora, ser aliado nas benesses dos cofres públicos e adversário nas urnas é menosprezar a inteligência do prefeito. É acreditar que Sales Lima é muito ingênuo ou muito tolerante...
 
A Coluna de hoje é...


O orgasmo do senador Zé Maranhão (PMDB), que conseguiu dar esperança aos tucanos e, depois de eleito, aliou-se ao girassol. Os aliados de Flávia Serra Galdino estão amargamente decepcionados com Zé. E Zé nem aí para eles... Em Piancó, foram 3.495 votos só em Piancó... Obrigado, senador, pela primeira vez você soube dar o troco!!!

Sem alisar ninguém, segunda-feira tem mais...
 

Nenhum comentário: