ACESSOS AO BLOG

terça-feira, 15 de maio de 2012

População de baixa renda terá direito a tirar habilitação de graça na Paraíba


Beneficiados terão que comprovar rendimento médio da família, diz Detran.
Serão oferecidas duas mil carteiras este ano.


Primeira habilitação dos tipo A e B de graça para pessoas de baixa renda. Isso é o que promete o programa Habilitação Social, do Detran-PB, que oferece duas mil vagas esse ano em todo estado. Também vai ser permitida a mudança de categoria para C, D ou E. Todas as taxas serão pagas pelo Estado às autoescolas, que firmaram convênio com o governo
.
As inscrições, que começam no próximo dia 21, devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br. 80% das vagas são destinadas a novos motoristas e 20% para adição ou mudança de categoria. Os candidatos selecionados serão convocados para comprovar as informações num local divulgado somente após a seleção, explicou o diretor superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho.

Podem se candidatar ao benefício, os cidadãos inscritos no Cadastro Único do Programa Bolsa Família, do governo federal; pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregados há mais de um ano.
O programa também é destinado a alunos matriculados na rede pública de ensino nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; ex-presidiário e liberadas do sistema penitenciário, assim como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação e também beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores, além de beneficiários de outros programas sociais.

Na solenidade de lançamento do programa, nesta segunda-feira (14), o governador Ricardo Coutinho destacou que 10% das vagas vai ser destinada aos ex-presidiários e outras 10% aos trabalhadores rurais. Em relação a estes últimos, Coutinho destacou que hoje em dia quase não se vê mais cavalos no interior, mas sim motos, daí a necessidade de atenção com essa parcela da população. Para o governador, “o projeto representa a preocupação do governo em garantir uma profissão para representantes de duas mil famílias”.

Mesmo que o candidato se encaixe em mais de um grupo de beneficiados, ele deverá optar por apenas um no ato da inscrição. O candidato à obtenção da Habilitação Social também precisa saber e escrever, possuir CPF, comprovar domicílio no Estado da Paraíba e não estar judicialmente impedido de possuir a Carteira Nacional de Habilitação.


Fonte: G1
Postado por Zeca Alves


Nenhum comentário: