ACESSOS AO BLOG

sábado, 12 de maio de 2012

Vereadores mudam nome da principal avenida de Piancó para homenagear pai da prefeita

O vereador Pádua foi o único que votou contra e vai entrar na Justiça para anular a aprovação do projeto

Foto: Avenida José Américo é o coração de Piancó e agora vai bater com outro nome.

Por Redação da Folha – A Avenida José Américo, central, histórica e a mais importante de Piancó, vai mudar de nome e passará a se chamar Gil Galdino, tão logo a filha do homenageado, a prefeita Flávia Galdino, sancione o projeto de lei que foi aprovado pela Câmara Municipal em sessão na noite dessa quinta-feira, 10, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O projeto é de autoria do vereador Neném de Fandinga (DEM) e deverá ser sancionando pela prefeita no próximo dia 19, por ocasião do lançamento de um livro biográfico sobre o ex-prefeito Gil Galdino, falecido no dia 19 de abril passado aos 86 anos.

O único que votou contra o projeto de lei foi o vereador Antônio de Pádua (PT), pré-candidato a prefeito e o principal vereador da oposição local. Pádua argumentou que o projeto é ilegal porque não passou pelas comissões legislativas.

A outra ilegalidade da matéria, conforme Pádua, é que a lei que denominou a avenida de José Américo não foi revogada, ficando a artéria urbana com duas denominações. Uma outra questão advinda da aprovação do projeto é que, segundo o parlamentar mirim, os comerciantes que têm pontos no local precisarão mudar o endereço de suas empresas, o que custa caro.

Durante a fala de Pádua na tribuna da Câmara, o clima ficou tenso: o presidente do legislativo, conhecido como Dr. Rato, que é aliado da prefeita, ameaçou cassar a palavra do vereador e foi desafiado: “Eu disse que só quem podia cassar a minha palavra era o povo e que ele viesse me tirar da tribuna, mas não teve coragem para isso”, comentou Pádua, que pretende entrar na Justiça contra a aprovação do projeto.

Conforme ainda Pádua, a Avenida José Américo é uma artéria comercial e existe há mais de meio século com essa denominação, representando uma homenagem de Piancó, que agora é desfeita, a um dos mais destacados políticos e literatos paraibanos, com forte atuação no Vale, onde, entre outras obras, construiu o açude de Coremas. 

Fonte: site Folha do Vali (www.folhadovali.com.br)

Nenhum comentário: