ACESSOS AO BLOG

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Antônio de Pádua: O vereador guerreiro (texto: José Pereira Belém)


Antônio de Pádua foi reeleito em último lugar para vereador à Câmara Municipal de Piancó. Em conversa reservada me revelou sua decepção pela pequena votação obtida nas urnas que lhe conduziu à sua reeleição. Esperava mais do eleitor, em decorrência do exaustivo trabalho realizado durante quatro anos, em defesa da sociedade contra a corrupção, contra a improbidade administrativa praticada pela oligarquia que atenta aos direitos dos oprimidos, e ainda pelo combate da omissão dos gestores de Piancó praticada contra o povo.

Pelo que se conhece da trajetória de Pádua Leite em defesa da causa pública, não lhe falece razão, porém, é de se admitir que os votos por ele recebidos, foram captados da mão do eleitor consciente, daquele que valoriza o homem público pelos seus gestos, atitudes, caráter e ação no trato da coisa pública.

Na verdade, os grandes líderes demoram a se impor perante à opinião pública, já que a esses, muitas forças medíocres se somam para atingi-los, principalmente nos redutos eleitorais no interior brasileiro, onde a política é feita através do poder econômico, da perseguição, do medo e da intimidação. Existe uma cultura da violência imposta ao meio social, que reprime a voz da rua e que se cala nas urnas, assim matando os valores que alicerçam a justiça, a liberdade e a democracia.


Mesmo assim Pádua Leite, não desanime, Ulisses Guimarães não era bom de votos, mas escolhido pelos seus pares e pelo seu partido, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, presidente do Congresso e, ao lado de Tancredo Neves, Lula, Mário Covas, José Serra e tantos outros políticos de grande envergadura, promulgou a Constituição Cidadã de 1988. Ainda poderíamos citar Carlos Lacerda, que foi o saco de pancadas da imprensa marrom e tantos outros que lhe tolhiam a sua trajetória política, e nem por isso ele deixou de galgar a credibilidade calcada no coração do povo do Rio de Janeiro, e se tornou o maior governador do Estado da Guanabara, impondo disciplina, ordem e progresso.

Juscelino Kubitschek, o maior presidente da história deste país, construtor de Brasília, da Indústria de automóveis no ABC paulista, o tocador de obras das estradas e do asfalto, era um homem resoluto, valente, corajoso, que enfrentou toda a adversidade à sua pessoa e nem por isso deixou de ser um sentimental que amava a poesia, a arte, a música e as serenatas. Implantou, através de incentivos fiscais a maior política de desenvolvimento regional para o Nordeste, com a criação de indústrias com fim especial de gerar emprego e renda, criar riquezas, autonomia política e econômica para nossa região. No entanto, depois de algum tempo, o sonho de Celso Furtado e Juscelino, cedeu aos impulsos da ganância e da corrupção, praticadas com o apoio da classe política, em conluio com os malfadados empresários, que colaboram de forma efetiva para o atraso deste país.

Poderíamos citar ainda o exemplo de Getúlio Vargas e tantos outros líderes do passado da Velha República, como Rui Barbosa, Nabuco e o paraibano Epitácio Pessoa.

Pádua Leite, o verdadeiro político é aquele que tem a capacidade de gerar esperança, animar o povo para o trabalho com o objetivo construtivo de garantir ao homem sua dignidade e a capacidade de ser feliz. Espero que você obtenha a adesão voluntária dos vereadores da Oposição, que de perto podem analisar e observar que você representa o talento a ser preservado como valor moral de Piancó. Espero ainda que se eleito presidente da Câmara Municipal, com a ajuda de São José do Belmonte, crie o Parlamento do Vale do Piancó com objetivo político de promover a união de todos, como fórum de debates dos nossos problemas, em face dos interesses e da necessidade do nosso povo.

                                                                                                                                       
* JOSÉ PEREIRA BELÉM é advogado, agropecuarista, ex-prefeito regional da cidade de São Paulo - SP, ex-prefeito de São José de Belmonte-PE, e idealista do site www.belmontealvorada.blogspot.com.

Nenhum comentário: