ACESSOS AO BLOG

domingo, 18 de novembro de 2012

Instituto Educacional Eliseu Freires Mariz apresenta projeto didático á sociedade piancoense

Cenário para apresentação do projeto

O Instituto Educacional Eliseu Freires Mariz, que tem como diretora a professora Margarida Alacoque Mariz, realizou na última sexta feira no Piancó Clube com a presença de alunos, professores, educadores e a sociedade local a culminância do Projeto "Piancó X Gonzagão" - A propagação de uma História.

A vida e a obra do poeta, compositor, e cantor sertanejo Luiz Gonzaga, apresentada em versos e música dentro de um contexto histórico, político, social e cultural. E paralelamente incluído nesse projeto os aspectos humanos, fiscos e ambientais de Piancó, desenvolvido e pesquisado pelos alunos.

Aluno caracterizado de Rei do Baião

Piancó representado pela a sua Bandeira e a imagem de Santo Antonio-Padroeiro da Cidade

O Projeto:

Justificativa: Segundo Paulo Freire “Ensinar não é transferir conhecimentos mas, criar possibilidades para a sua própria construção”. Em consonância com este grande pensador e colaborador da Educação é que o Corpo Docente, o Corpo Discente, Direção e Coordenação Pedagógica do Instituto Eliseu reuniu três temáticas que foram estudadas na sala de aula durante este ano letivo. Nesta perspectiva surgiu a necessidade de apresentar para toda sociedade piancoense um projeto que valorizasse o conhecimento que os nossos alunos adquiriram através dos estudos, das pesquisas e das aulas de campo sobre: O Rio Piancó, os Problemas sociais, políticos e econômicos provocados pelo Lixão na nossa cidade, A História, fundação e o Marco da Coluna Prestes, Coleta seletiva e a Comemoração do Centenário de Luiz Gonzaga.


Joseana-Orientadora Pedagógica faz a leitura do projeto

Presença do pais e populares


Fazendo uma junção deste leque de questões acima citadas, deu-se a origem ao Projeto “Piancó x Gonzagão – A Propagação de uma História”. Onde visa trabalhar a Arte nas suas quatro dimensões: Artes visuais, música, dança e teatro como também estimular e incentivar as habilidades artísticas dos nossos educandos ,pois o nosso propósito e compromisso com a Educação dos adolescentes e dos jovens é elaborar projetos que além de prepará-los para as grandes universidades, prepara-os também para a vida.


Alunos do Eliseu cantam musicas de Luiz Gonzaga

Zeca Alves


Nenhum comentário: