ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Simpósio: Educar é uma ato de amor


A Secretaria Municipal de Educação e Esportes, realizou dia 11 de julho 2013, no auditório do Tribunal do Júri em Piancó, o simpósio: “Educar é um ato de amor”! Para encerrar as atividades no primeiro semestre a equipe técnica da Secretaria reuniu todos os professores da rede municipal de ensino, para falar sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e dos distúrbios tão comuns nas salas de aula de nossos dias, na abertura do simpósio, a secretária em exercício professora Sheila de Sá, emocionada disse: “No dia de hoje completamos exatos 100 dias letivos, superamos muitos desafios e alcançamos muitas conquistas; melhores salários para os nossos professores, merenda escolar de qualidade, material didático e suporte pedagógico. Estamos construindo uma rede de ensino de qualidade que conquista a cada dia, credibilidade e o respeito da nossa comunidade. Mas nem tudo é um mar de rosas, não atingimos nossas metas ainda.”

Sheila de Sá - Secretária interina
A secretária disse ainda: “Muitas transformações ocorreram no campo da educação para tornar viável uma escola inclusiva que atenda a todos sem discriminação e que garanta a formação adequada para a vida, de tal forma que estes sujeitos, possam viver de forma produtiva e satisfatória, com autonomia e independência. Definitivamente não estamos preparamos para uma demanda crescentes a escola, e, principalmente os professores, encontrarão em suas salas uma população discente cada vez mais heterogênea, que engloba um conjunto de alunos com necessidades educacionais especiais, temporárias ou não, às quais, os professores terão, necessariamente, de responder. Assim a escola deverá desempenhar um novo papel: servir de palco à diversidade cultural e educacional que a realidade dos dias atuais lhe confere. Vivemos em tempos de profundas mudanças na nossa sociedade, onde os desafios de ser educador são cada vez maiores. O papel do educador necessariamente tem que se adequar a nova realidade, o professor/ educador, tem de ir além de apenas e tão somente transmitir conteúdos. No atual contexto, não existe uma única forma estabelecida, um padrão pré- determinado. O êxito do educador moderno está amarrado muito à personalidade, competência, facilidade de aproximar e gerenciar pessoas e situações cada vez mais diversificadas. A prática de educar moderna vai aos poucos assumindo novas configurações, o professor assume multe-papéis, além de transmitir conhecimento, cabe ao novo educador formar o cidadão, ser psicólogo, conselheiro, amigo, parceiro, orientador e muitas vezes assumir o papel que essencialmente caberia aos pais. É por tudo isso que tem se dito, e com razão, que educar é um ato de amor.”


Na sequência foi apresentado o filme: Como estrelas na terra, O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. A psico pedagoga clinica Joseane Inácio da Cruz e a assistente social Maria Rafaela Lopes Teotonio, fizeram uma ampla explanação do tema e conclamaram os professores a olharem com  amor para esses alunos.


            Estiveram presentes: a primeira dama Dilma Casé, a secretária de finanças Eliana Rejane, Yurik Lacerda  e o chefe de gabinete Edvaldo Leite de Caldas Junior, os vereadores: Pedro Aureliano, Francisca de Paula, Chistiane Remígio  e Antonia Regina e gerente do fórum Juciana Carla Brasileiro.

Zeca Alves
zecaalves2008@gmail.com


Nenhum comentário: