ACESSOS AO BLOG

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Irregularidades em mamógrafos (Piancó é notícia na capa do Jornal da Paraíba de hoje)


Problemas com mamógrafos no Estado serão investigados pelo Ministério Público Federal

Investigação do MP será realizada em três cidades; desaparecimento e falta de manutenção estão entre as irregularidades.

O Ministério Público Federal (MPF) da Paraíba vai apurar uma série de irregularidades envolvendo aparelhos de mamografia em três municípios do Estado. Entre os procedimentos está a instauração de um inquérito criminal para apurar o desaparecimento de um mamógrafo enviado ao município de Piancó, no Sertão do Estado, e falta de monitoramento na manutenção dos equipamentos.


caminhão retira o mamógrafo do Consórcio Intermunicipal de Saúde em Piancó (foto do Blog do Pádua Leite)

De acordo com o procurador responsável pela apuração das denúncias, Guilherme Ferraz, a prefeitura de Piancó informou ao MPF que não recebeu o mamógrafo. Por sua vez, o representante do órgão federal adiantou que cobrará explicações sobre o caso à Secretaria Estadual de Saúde (SES).


“Nós queremos que a secretaria disponibilize os documentos que comprovem o envio do equipamento para o município".


Também vamos solicitar informações ao Ministério da Saúde para saber para onde foi esse mamógrafo. De posse desses documentos, vamos passar à apuração criminal”, disse o procurador.


A outra denúncia apurada pelo MPF é a falta de manutenção nos aparelhos de mamografia dos municípios de Guarabira, no Agreste, e Catolé do Rocha, no Sertão. Segundo os representantes da Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Peito, os exames realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) desses municípios não têm a qualidade exigida para o diagnóstico preciso. Além disso, os aparelhos não recebem manutenção.


“Os aparelhos funcionam de forma intermitente. Os exames vêm manchados e existem mamógrafos que têm uma radiação acima do permitido. Isso tudo ocorre pela falta do controle de qualidade”, denunciou a mastologista e representante da ONG, Joana Barros.


O procurador informou que também pedirá esclarecimentos às secretarias de saúde desses municípios sobre a falta de monitoramento dos equipamentos e solicitará ainda inspeções à Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).


A assessoria de comunicação da SES informou que o mamógrafo de Guarabira, instalado no Hospital Regional do município, funciona normalmente desde o último dia 2 de janeiro, e o hospital realiza em média 15 exames, diariamente.


Sobre o aparelho de Piancó, a assessoria informou que o aparelho é de responsabilidade da gestão municipal.


Quanto aos problemas com o mamógrafo de Catolé do Rocha, a secretária de Saúde do município, Paulina Maia, informou que o aparelho está quebrado desde novembro do ano passado, mas está em manutenção e a previsão é que funcione até a próxima semana. O equipamento atende pacientes de outras nove cidades.

Acesse a matéria do Jornal da Paraíba no link abaixo:

Fonte: JORNAL DA PARAÍBA 

Vejam fotos do Blog do Pádua Leite que denunciaram a retirada dos aparelhos de mamógrafo e tomógrafo da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde:





Nenhum comentário: