ACESSOS AO BLOG

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Filho de peixe; peixinho é também: Quase metade dos parlamentares brasileiros tem parentes na política


Brasília – Levantamento elaborado pelo Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, mostra que quase a metade dos parlamentares brasileiros tem parentes na política. Ao todo, 64% dos senadores eleitos em 2006 e 44% dos atuais deputados federais têm familiares com carreira na vida pública. Ainda de acordo com o levantamento, a região com a maior tendência à formação dos “clãs” políticos é a Nordeste – 70% dos senadores e 60% dos deputados dessa região vêm de famílias tradicionais. O arranjo mais comum é o de parlamentares que conseguem emplacar filhos, netos e sobrinhos em cargos eletivos.

A tendência da eleição dos “herdeiros” deve se repetir em outubro deste ano. Entre os três principais pré-candidatos à Presidência da República, dois são descendentes de personagens importantes da política brasileira. Aécio Neves (PSDB) é neto do primeiro presidente civil após a ditadura militar, Tancredo Neves (1910-1985). Já Eduardo Campos (PSB) é neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. O próprio Campos prepara a candidatura do filho, João Campos, a uma vaga na Câmara dos Deputados. Caso similar ocorre com o senador Ivo Cassol (PP-RO), que trabalha para eleger a filha Karina Cassol; e com o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), que pretende apresentar o filho Marco Antônio Cabral; e até o deputado federal cassado Natan Donadon planeja a entrada na política do filho Natanzinho

Na Paraíba, cinco deputados federais seguem o mesmo roteiro: Efraim Morais Filho (DEM) é herdeiro político de Efraim Filho; Wilson Filho (PTB) é filho do ex-senador Wilson Santiago; Hugo Motta (PMDB) é filho do ex-prefeito de Patos - PB, Nabor Wanderley; Agnaldo Ribeiro (PP) é filho do ex-deputado Enivaldo Ribeiro; Nilda Gondim (PMDB), esposa do ex-governador Pedro Gondim e mãe do senador Vital Filho (PMDB) e do ex-prefeito de Campina Grande (PB), Veneziano (PMDB).

Na Assembleia Legislativa, encontramos sete deputados estaduais que não fogem a essa realidade: Caio Marcelo (PR) é filho do deputado federal Wellington Roberto (PR); Daniella Ribeiro (PP) é filha do ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro e irmã do deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP); Gervásio Filho (PMDB) é filho do ex-deputado estadual Gervásio Maia; Gilma Germano (PPS) é esposa do ex-prefeito de Picuí (PB), Buba Germano; Iraê Lucena (PSDB) é filha do ex-senador Humberto Lucena; Rainiery Paulino (PMDB) filho do ex-governador Roberto Paulino; Olenka Maranhão (PMDB), além do tio, José Maranhão, governador por três vezes, senador, ex-deputado federal e estadual, o pai,  Nilton Pedrosa, após aposentar-se da magistratura, exerceu um mandato de deputado estadual, e a mãe, Vilma Maranhão, reveza-se no comando da prefeitura de Araruna. Seu irmão, Benjamin, também foi prefeito de Araruna e é deputado federal pelo PMDB.

Nenhum comentário: