ACESSOS AO BLOG

sábado, 5 de maio de 2012

Corrida, caminhada e natação: saiba qual delas emagrece mais

Descubra as vantagens do exercício funcional, que faz com que os praticantes emagreçam até dormindo.
Vídeo do Globo Repórter


O raiar do dia é um despertador. Hora de trocar o aconchego da cama pela praia. Ali perto, Carmem se prepara para o treino. E ela procura começar bem. “Tomo um copo de leite ou um iogurte e saio comendo uma bolachinha integral.

Recife, beira de praia, sol praticamente o ano inteiro. Com tanto espaço ao ar livre ninguém precisa pagar nada para se movimentar. E ainda por cima fica fácil diversificar. Caminhada? Só corrida? Não, o treinamento agora é outro.


Exercício funcional. Aproveita os movimentos humanos para trabalhar o corpo por  completo. Um grupo se organizou para trabalhar com equipamentos portáteis, alguns bem simples. Mas o objetivo é ambicioso: desafiar o corpo a estimular os músculos e o cérebro ao mesmo tempo. Treinamento que desenvolve resistência, força, velocidade e flexibilidade.
O preparador físico Carlos Kucera explica qual a diferença entre um exercício desses e um exercício praticado na máquina. “Ou seja, você deixa de treinar de uma forma linear e passa a treinar de uma forma mais global”, afirma.
Mas será mesmo que o exercício está sendo eficaz? Todo mundo quer saber quanto cada gota de suor representa em termos de gasto calórico. Deu ou não deu pra perder peso? Quem responde é um equipamento que está sendo usado por especialistas da Universidade Estadual de Pernambuco.
“Mandou muito bem, 29 minutos, e 36s”, afirma o professor manoel costa ao retirar o equipamento de Carmem. O analisador metabólico revela: em 40 minutos de treinamento funcional, ela gastou 550 calorias. Mais que o dobro do que queimaria em uma caminhada com a mesma duração.
Carmem conta que foi incentivada pelo filho. “Eu fazia academia, mas de um tempo para cá eu estava desestimulada”, lembra. “Minhas taxas baixaram, minha resistência aumentou, já participei de corridas com eles”, conta. A sensação de bem estar agora é companheira inseparável”.
Desânimo, nunca mais. Quando sai para o trabalho está disposta e motivada. E motivação é o que não falta em uma gigantesca cidade nordestina. Mais por parte dos homens. Eles somam mais que o dobro das mulheres na prática regular de exercícios. Muita gente não desiste da atividade física nem debaixo de chuva. No parque, todo dia parece domingo. Mas ainda assim, o Recife aparece em quarto lugar entre as cidades menos ativas do Brasil.
“É uma cidade grande com tempo para o deslocamento, que é um tempo que as pessoas se deslocam para o trabalho, durante o período que elas poderiam estar praticando atividade física”, diz a pesquisadora Deborah Malta.
E se falta tempo para o treino, que tal emagrecer dormindo? Gustavo aposta nessa possibilidade. Para isso, ele mudou o seu treinamento. Pesquisadores descobriram uma nova fórmula para queimar mais calorias. Na ida, ele nada o mais rápido possível. Quando volta, descansa.
Isso aumentou em 1/3 o gasto calórico. Ele gastou 50kcal a mais percorrendo a mesma distância e gastando menos temos. Como ele precisa dar uma velocidade maior, ele aumenta o consumo de oxigênio. Nas 24 horas após o exercício ele vai estar com esse metabolismo além do normal de uma pessoa que não treina e vai queimar mais gordura em repouso. Ou seja, ele vai emagrecer dormindo.
Muita gente não abre mão da corrida, mas também para quem faz essa opção é possível variar, claro. Não só na distância percorrida, mas também no tipo de solo: areia ou pista? No terreno inclinado ou plano? O que, afinal, funciona melhor?
No plano, o organismo queimou 560 calorias. Quando o esforço foi na areia, pulou para 806. Mesmo tempo, mais esforço e melhores resultados. 


Fonte: G1 Globo

Nenhum comentário: